Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > ‘Pegada Ecológica’ é tema de oficina na Ufac

‘Pegada Ecológica’ é tema de oficina na Ufac

por Ascom02 publicado 17/06/2013 10h05, última modificação 17/06/2013 10h05

Universidade Federal do Acre (Ufac), Empresa Florestal Jr., WWF e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) promovem, nesta semana (dias 19 e 20), uma oficina denominada “Pegada Ecológica”, no campus universitário de Rio Branco, com o objetivo de capacitar estudantes de graduação para a quantificação de recursos naturais renováveis utilizados em uma determinada área geográfica.

“Especificamente, essa é uma ação do Parque Zoobotânico, no sentido de contribuir com a formação de um profissional com um novo perfil, voltado para a gestão sustentada de recursos naturais, a partir de uma metodologia usada em apenas outras duas cidades do país”, explicou o professor Tadeu Melo, pesquisador da área de ciências florestais e coordenador da atividade.

A oficina, que será ministrada por Fabrício de Campos, do WWF, abordará, entre outras, as seguintes questões: mudanças climáticas e pegada de CO2; água virtual e pegada hídrica; pegada ecológica; histórico da exploração dos recursos naturais; exercício sobre exploração da capacidade regenerativa dos ecossistemas; pegada ecológica no mundo, América Latina e Brasil; pegada ecológica como indicador econômico; e cálculo da biocapacidade regional.

Os interessados podem fazer inscrições pelo seguinte e-mail: pegadaecologica.ufac@gmail.com.