Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > 7ª Semana de Engenharia Florestal continua no campus da Ufac
conteúdo

7ª Semana de Engenharia Florestal continua no campus da Ufac

por Ascom-01 publicado 27/06/2013 09h54, última modificação 27/06/2013 09h54
7ª Semana de Engenharia Florestal continua no campus da Ufac

7ª Semana de Engenharia Florestal

A 7ª Semana de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) continua nesta quinta-feira, 27, com cinco palestras.

Na parte da manhã, os palestrantes Miriam Albino, Camila Helena e Edson Amaral tratam, respectivamente, dos seguintes temas: “Gestão de Florestas Públicas no Acre”, “A Resex Alto Tarauacá e a gestão integrada das Unidades de Conservação de Cruzeiro do Sul”; e “Floresta Nacional do Macauã:  25 anos de história”.

Na parte da tarde, acontecem palestras sobre “Importância de Unidade de Conservação para o Manejo Florestal de Uso Múltiplo”, com Daniel Papa; “Movimento Empresa Júnior no Acre: Florestal Júnior, a empresa formada por acadêmicos de Engenharia Florestal”, com Hycaro Mattos Silva; e “Estação Ecológica do Rio Acre e a Pesquisa Científica nas Unidades de Conservação Federais”, com Lincoln Schwarzbach.

De acordo com o turismólogo Abel Pojo, mestre em Gestão de Unidades de Conservação pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e dos quadros da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado do Pará, participando do evento como palestrante, “a semana, entre outros benefícios, tem o poder de promover uma profunda troca de experiências entre os diversos estados da Amazônia”.

No que diz respeito ao tema especificamente tratado na sua palestra, “Planejamento participativo de uso público em Unidade de Conservação”, Pojo explica que “a experiência desenvolvida no Parque Serra das Andorinhas e Área de Proteção Ambiental Araguaia mostra como é possível utilizar a floresta sem, necessariamente, o enfoque da exploração madeireira. E é justamente essa informação que nós trouxemos para a semana”.

Wilker Nazareno, estudante do sétimo período de Engenharia Florestal da Ufac, afirma que “o evento é importante para apresentar o curso aos calouros, bem como divulgar para a sociedade a existência das Unidades de Conservação, que são espaços delimitados, protegidos por lei, com a finalidade de preservar a natureza e disciplinar a ocupação de espaços naturais”.