Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > 80% das vagas do Processo Seletivo 2012 da Ufac foram preenchidas por acreanos

80% das vagas do Processo Seletivo 2012 da Ufac foram preenchidas por acreanos

por Ascom02 publicado 20/04/2012 15h51, última modificação 20/04/2012 15h51

No dia 30 de março, encerrou-se o prazo final para a efetivação das matrículas institucionais pelos candidatos que foram aprovados no Processo Seletivo 2012. Das 2.050 vagas ofertadas, 1.641 foram preenchidas por candidatos acreanos, correspondendo a 80 % das vagas.

Muito foi falado sobre as chamadas efetuadas para o preenchimento total das vagas do Processo Seletivo 2012. Após a 5ª chamada, foi possível preencher as vagas de todos os cursos do campus de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul, entretanto, alunos que haviam se matriculado na universidade protocolaram pedidos de cancelamento de matrícula, gerando, assim, as chamadas seguintes. O procedimento de matrículas e cancelamentos é completamente normal em qualquer instituição de ensino.

Nos últimos cinco anos, a Ufac ampliou as vagas anuais de 1.070 para 2.050 devido à política de reestruturação e expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), possibilitando maior acesso e diminuindo a desigualdade na oferta de vagas.

A demora no preenchimento das vagas ocorreu pela adesão da universidade ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério no processo seletivo do ano de 2012. O fato da instituição não constar como uma das opções do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofereceu aos candidatos de todo Brasil a possibilidade de escolher entre três opções de universidades para cursar.

Apesar das polêmicas em torno da decisão do Conselho Universitário da Ufac em aderir ao Enem como critério de seleção, o processo democratizou o acesso ao ensino superior obtendo aprovados dos municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

O curso de bacharelado em medicina, objeto central das discussões, obteve 12 candidatos acreanos matriculados: três a mais em comparação com o resultado do vestibular de 2011 da universidade. O curso com maior número de matriculados naturais do estado, no Campus Rio Branco, foi o de bacharelado em nutrição, com 94% de suas vagas preenchidas por acreanos. Já no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, o curso de bacharelado em enfermagem obteve 90% das vagas preenchidas por acreanos.