Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Abertas as inscrições para Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2013

por Ascom02 publicado 13/08/2013 15h55, última modificação 13/08/2013 16h38

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da Universidade Federal do Acre (Ufac) informa que estão abertas as inscrições para o “Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2013”, do CNPq. Serão concedidas até seis premiações nas categorias de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Mérito Institucional. As inscrições irão até 30 de agosto. Leia aqui o regulamento do concurso.

Em sua 11ª edição, o Prêmio tem como objetivos premiar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano, nos aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

Categorias- Serão três categorias: Bolsista de Iniciação Científica - concorrerão bolsistas do Pibic, do Pibic-Af e bolsistas de Iniciação Científica de quotas do pesquisador;  Bolsista de Iniciação Tecnológica - poderão participar bolsistas do Pibiti e bolsistas ITI do CNPq, com pelo menos 12 meses de bolsa; e Mérito Institucional, à qual concorrerão instituições que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) que tenham bolsistas inscritos no Prêmio.

Lembrando que não poderão se candidatar os bolsistas que encerrarão suas bolsas em 2013 ou ex-bolsistas de Iniciação Científica ou de Iniciação Tecnológica do CNPq de anos anteriores.

Premiação - Nas categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica, serão concedidas até seis premiações (um ganhador por categoria), distribuídas nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida, Ciências Humanas e Sociais; Letras e Artes. A premiação será a quantia em dinheiro de sete mil reais por ganhador; uma bolsa de Mestrado e passagem aérea mais hospedagem para participação do bolsista agraciado na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2014. Já na categoria Mérito Institucional, será entregue um troféu à instituição com maior índice de egressos do PIBIC titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela Capes.

Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica - O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica foi instituído, em 2003, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e ampliado, em 2012, quando passou a ser denominado Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Confira mais informações aqui.