Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Acadêmico da Ufac estudará no Japão

Acadêmico da Ufac estudará no Japão

por Ascom02 publicado 09/03/2015 09h50, última modificação 09/03/2015 09h50
Ciência sem Fronteiras poderá levar até 12 estudantes para outros países em 2015

Referência em diversas áreas do conhecimento, o Japão foi o país escolhido pelo acadêmico de Engenharia Civil da Universidade Federal do Acre (Ufac), Yuri Savoff, para cursar a graduação sanduíche do programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Ansioso, Savoff diz que, a cada momento, as expectativas aumentam para conhecer o Japão e estudar no Shibaura Institute of Technology, universidade de referência em estudos de Engenharia Civil e parceira do CsF. Já estudando o japonês e a cultura local, Savoff espera participar de palestras, cursos e atividades que possam aprofundar seus estudos. “Quero me preparar o máximo possível para aproveitar a experiência de estudar no Japão”, disse.

Semelhante a Savoff, 11 acadêmicos da Ufac aguardam a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para estudar, por um semestre, em países como Estados Unidos, Canadá, Suécia, Reino Unido, Espanha e Irlanda. A seleção desses candidatos se deu entre agosto e setembro de 2014.

A seleção acontece em duas etapas, pelas quais é avaliado se o candidato atende a todos os pré-requisitos, tais como ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso; ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009; comprovar proficiência no idioma pelo Test of English as Foreign Language (TOEFL), aceito pelas instituições de ensino superior.

De acordo com a técnica educacional Mônica Rocha, cada país tem seus pré-requisitos e os editais são abertos conforme a disponibilidade das universidades. Mônica explicou que os alunos aprovados recebem uma bolsa de estudos e o custeio de todas as despesas, além do pagamento de plano de saúde. “O ganho intelectual e cultural desses participantes é indescritível”, ressaltou.

Monica disse que, para 2015, a Capes ainda não lançou edital e que todos os interessados em participar do CsF devem ficar atentos ao site www.cienciasemfronteiras.gov.br ou podem comparecer a Coordenadoria de Apoio a Programas de Iniciação Profissional e Mobilidade Estudantil (Caipme), localizada no bloco das pró-reitorias acadêmicas. Mais informações, pelo telefone (68) 3229-2376.

Postado em 9/3/2015