Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Acadêmicos da Ufac apresentam resultados de trabalhos durante Seminário de Iniciação Científica e Congresso de Pesquisa do Estado do Acre

por Ascom02 publicado 01/07/2015 14h55, última modificação 01/07/2015 15h08

A Universidade Federal do Acre (Ufac) sedia até sexta-feira, 3, o 1º Congresso de Pesquisa do Estado do Acre e o 24º Seminário de Iniciação Científica da Ufac. O evento pretende despertar o interesse dos participantes pelo desenvolvimento técnico-científico, apresentando ao público os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas dos programas de iniciação científica, pelos alunos de graduação e pelos acadêmicos da pós-graduação da Ufac e de toda a comunidade científica. Durante a manhã de hoje, 1º, ocorreram as apresentações orais de pesquisas implementadas pelo Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN).

A pesquisadora da Embrapa-AC, Andrea Raposo, acredita que é importante que o aluno tenha contato com a pesquisa para saber como é que produzir um relatório, como desenvolver uma pesquisa, quais os rigores de uma pesquisa científica. “É importante despertar o conhecimento e a vontade de ser pesquisador, ser professor e entender melhor como as coisas funcionam”, pontuou Raposo.

Andrea é orientadora da Engenheira Florestal, Ana Cláudia Lopes da Silva, que pesquisou sobre o “Estabelecimento e multiplicação in vitro de germoplasa de seringueira”. Raposo destaca que se conseguir estabelecer os clones de seringueira in vitro isso dará um salto, garantido uma uniformidade maior dos seringais que acabarão por produzir mais látex.

Para Ana Cláudia Lopes da Silva, a bolsa iniciação científica ajuda a despertar no aluno o interesse pela pesquisa. “Quando a gente começa a aprender, abre um leque de oportunidades. Hoje tenho interesse de seguir em um mestrado e de fazer doutorado; de ir mais longe”, disse da Silva.

A aluna do curso de Agronomia da Ufac, Bárbara Barbosa Mota, apresentou pesquisa sobre a caracterização morfológica do amendoim forrageiro, espécie utilizada para constituição de pasto consorciado. Ela escolheu este tema, pela importância da espécie no Acre que é onde existe a maior quantidade plantada, cerca de 130 mil hectares. “O amendoim forrageiro é muito utilizado no Acre e a pesquisa visa inserir novas variedades da espécie no mercado”, explicou Mota.

A pesquisa sobre o amendoim forrageiro foi orientado pela pesquisadora da Embrapa-AC, Giselle Mariano Lessa de Assis. Para Giselle, a pesquisa ajuda a contribuir com a formação do aluno, que pode vir a se tornar um pesquisador. “Essa pesquisa contribui para o conhecimento da variabilidade que estamos obtendo nos híbridos da espécie. São híbridos produzidos para maior cobertura do solo, maior tolerância à seca e resistência a pragas e doenças”, frisou Assis.

A solenidade oficial de abertura do 1º Congresso de Pesquisa do Estado do Acre e do 24º Seminário de Iniciação Científica da Ufac acontecerá hoje, 1º, às 18h30, no Teatro Universitário e contará com apresentação cultural. Nos dias 8, 9 e 10 de julho o evento acontecerá no compus de Cruzeiro do Sul.

Postado em: 1/7/2015