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Acadêmicos da Ufac levam aulas de inglês para escolas públicas

por Ascom-01 publicado 24/01/2013 13h24, última modificação 24/01/2013 13h24

Projeto Aprendendo Inglês nas Férias é desenvolvido nas escolas Henrique Lima e João Aguiar

Estudantes de Letras/Inglês da Universidade Federal do Acre (Ufac), envolvidos no Programa de Iniciação à Docência (Pibid), estão ministrando um curso de férias, dentro do seu objeto de formação, para alunos das escolas de ensino médio Henrique Lima e João Aguiar e moradores dos bairros vizinhos (Conquista, Mocinha Magalhães, Geraldo Fleming e Conjunto Manoel Julião).

De acordo com a professora Maysa Cristina Dourado, coordenadora do referido curso, a ideia do projeto, que se chama Aprendendo Inglês nas Férias, nasceu da realidade difícil em que se encontra boa parte da comunidade dessas localidades, em geral de baixa renda e sem muita perspectiva de contato com uma língua estrangeira.

“Tendo em mente que a habilidade comunicativa em mais de uma língua é fundamental para o acesso à informação e desenvolvimento do pensamento crítico, o que o projeto pretende é levar o conhecimento da língua inglesa para as classes mais populares que, em geral, não têm condições para pagar um curso de idiomas, contribuindo, dessa forma, para a inclusão social”, explicou Maysa.

Ainda segundo a professora Maysa Dourado, existe um aspecto que torna o projeto Aprendendo Inglês nas Férias diferente de outras iniciativas de ensino de uma língua estrangeira. “O diferencial do nosso projeto é que nós tentamos passar os conhecimentos aos alunos de forma divertida, com exercícios e atividades lúdicas, curtas e de fácil entendimento”, afirmou.

Programa de Iniciação à Docência

O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), cujos objetivos são incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a educação superior e a educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.