Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Acadêmicos de Veterinária e Biologia realizam mostra de pôsteres

Acadêmicos de Veterinária e Biologia realizam mostra de pôsteres

por Ascom02 publicado 25/03/2014 16h35, última modificação 25/03/2014 16h42

Alunos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas da Universidade Federal do Acre (Ufac) deram início na manhã desta terça-feira, 25, no Centro de Convivência, à exposição de pôsteres da 5ª Mostra de Anatomia Animal, 1ª Mostra de Imunologia Básica e 1ª Mostra de Epidemiologia Veterinária.

Com temas de relevância social, como “Imunologia na gestante e complicações”, “Imunidade nos recém-nascidos”, “Roedores”, entre outros, a mostra propõe discutir e esclarecer diversos assuntos, como a toxoplasmose, que pode implicar no desenvolvimento fetal. Jairo Campos, acadêmico do 8º período de Ciências Biológicas, afirma que a apresentação dos trabalhos enriquece a formação. “É um caminho diferente para as disciplinas”, disse.

Uma das novidades dessa mostra é a legenda em braile, que facilitará a leitura das informações por deficientes visuais. Elaine Bonfim, estudante do 4º período de Medicina Veterinária, explicou que a ideia surgiu em sala de aula, devido a uma amiga que, por possuir deficiência auditiva, motivou uma reflexão sobre acessibilidade de modo geral. “Tivemos todo cuidado para facilitar a assimilação por todos”, destacou.

No pôster sobre o sistema digestivo de roedores, Diego Gomes, acadêmico do 2º período de Veterinária, explicou que as capivaras são animais coprófagos, o que significa que elas consomem suas próprias fezes. O processo permite que todo o teor de proteína seja obtido a partir dos alimentos.

Sob coordenação da professora Luciana Santos, os acadêmicos expõem seus pôsteres até o dia 28 deste mês.  Para o professor Yuri Marcel, a mostra é uma oportunidade para que alunos apresentem à comunidade o que aprenderam nas disciplinas. “O objetivo é transmitir conhecimentos da academia para a comunidade”, concluiu Marcel.

Veja a galeria de fotos aqui.

Postado em: 25/3/2014