Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Aluna deficiente visual da Ufac defende monografia em Química

Aluna deficiente visual da Ufac defende monografia em Química

por Ascom-01 publicado 11/03/2013 10h17, última modificação 11/03/2013 10h17

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza, através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências no Acre, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), o II Curso de Adequação de Materiais para o Ensino de Química aos alunos com Deficiência Visual, no período de 13 a 15 de março, no campus Rio Branco.

Nesta quarta-feira, 13, às 17h, como parte da programação do evento, ocorre a defesa da monografia de conclusão de curso da aluna Lidiane dos Santos Marino, na sala ambiente do curso de Pedagogia. Ela é, no Brasil, a primeira aluna cega de nascença a formar-se em Química. Sua monografia intitula-se “Reflexões sobre a prática pedagógica do docente cego no ensino de Química para aluno cego”.

Ainda no dia 13, no mesmo local, às 16h, há a defesa da monografia chamada “O perfil do professor de química do Cerb”, de Antônia Roselúcia Correa Belmiro. Além disso, no dia 14, às 8h, ocorre a palestra “A experimentação na educação em Química e a educação inclusiva: novos desafios”, proferida pelo professor Fábio Peres Gonçalves, da Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC), no auditório do bloco de mestrados da Ufac, que o recebe novamente no dia seguinte, às 9h30, com a palestra “A pesquisa em ensino na licenciatura em Química”. Ao longo do curso também ocorre oficina de produção de experimentos e apresentação de trabalhos desenvolvidos por professores.

Confira a programação completa