Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Alunos da Ufac ministram curso no 10º Connepi

Alunos da Ufac ministram curso no 10º Connepi

por Ascom02 publicado 27/11/2015 14h50, última modificação 28/11/2015 08h57
Congresso é coordenado pelo Ifac e divulga conhecimentos acadêmicos; minicurso aborda técnicas de compostagem e minhocultura

O minicurso Compostagem e Minhocultura, que integra o Núcleo de Estudos de Agroecologia (NEA) da Universidade Federal do Acre (Ufac), foi selecionado para o 10º Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). Estudantes dos cursos de Engenharia Florestal e de Engenharia Agronômica da Ufac são os encarregados de ministrá-lo nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, no campus da Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), que coordena o congresso.

Sediado em Rio Branco nesta sua 10ª edição, o Connepi é um evento de renome nacional cujo objetivo é expandir conhecimentos universitários para o dia a dia da população e para os setores de execução de pesquisas produzidas em instituições da rede federal. O minicurso do NEA da Ufac, além de se enquadrar nesse objetivo geral, pretende transmitir, para a comunidade acadêmica e produtores rurais, saberes e técnicas alusivas ao tratamento dos resíduos sólidos orgânicos.

Esses resíduos referem-se a desperdícios provenientes de capinas, podas e restos de alimentos de origem animal e vegetal, os quais geram adubo para uso nos cultivos desenvolvidos por produtores rurais. O projeto de compostagem e minhocultura do NEA é um projeto pioneiro na Ufac, elaborado há três anos e em atividade desde o início deste ano. Trabalha com resíduos sólidos orgânicos gerados pelo Restaurante Universitário (RU) e provenientes de capinas. É coordenado pelo professor Vanderlei Borges, que também responde pela coordenação do curso de Engenharia Agronômica.

O NEA tem a participação de 13 alunos das engenharias Florestal e Agronômica da Ufac. Estudante de Engenharia Florestal, Isadora da Cunha Nogueira destacou a importância do envolvimento dos alunos no projeto e sua participação no 10º Connepi. “Para os alunos, estar num evento dessa amplitude contribui muito para sua formação”, disse. “Essa segunda participação do NEA significa que o trabalho está no caminho certo e evoluindo.”

Por sua vez, o estudante de Engenharia Agronômica, Hiuri Negreiros de Albuquerque, falou da contribuição da Ufac para o congresso. “É importante levar ao evento as tecnologias e pesquisas desenvolvidas na Ufac e apresentá-las ao público”, opinou. “Além disso, a reciclagem é fundamental para diminuição de impactos ambientais, uma vez que dá aos resíduos um destino correto: o reaproveitamento.”

Postado em: 27/11/2015