Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Alunos da Ufac levam esporte e lazer a crianças carentes

Alunos da Ufac levam esporte e lazer a crianças carentes

por Ascom02 publicado 22/08/2016 05h59, última modificação 22/08/2016 05h59
Pareceria com o Exército, via Programa de Educação Tutorial de Educação Física, objetiva inclusão social e atende 118 participantes

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio de parceria com as Forças Armadas, trabalha esporte e lazer com crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte (Profesp). A parceria entre as duas instituições data do início de 2016 e beneficia 118 crianças em Rio Branco.

O Profesp busca promover a integração social e o desenvolvimento humano por meio da prática esportiva com crianças entre 7 e 17 anos, em contexto de vulnerabilidade social. Durante três dias na semana, os alunos do PET Educação Física desenvolvem as atividades esportivas do programa, em apoio aos profissionais de Educação Física das Forças Armadas. Em Rio Branco, as atividades acontecem no 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS), na Associação dos Subtenentes e Sargentos e no Círculo Militar.

Para o aluno do PET Educação Física, Cassio Barbosa, o trabalho desenvolvido no Profesp tem um impacto significativo na vida das crianças. “E também na minha formação acadêmica, pois o PET me prepara para o mercado”, disse. “Eu sairei com mais experiência do que os demais alunos da graduação. O PET nos destaca.”

A tutora do PET, professora Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque, destacou o tratamento que as crianças recebem no programa. “Estamos, do ponto de vista social, proporcionando para as crianças uma alimentação balanceada e um espaço com piscina, quadra para prática esportiva, campo de futebol, sala de áudio e vídeo, sala de dança, quadra de tênis e trilha para caminhada em contato com a natureza”, opinou.

O coordenador-geral do Profesp, primeiro-tenente do 4º BIS, Marcelo dos Santos Escobar, acredita que as parcerias ajudam a qualificar o programa. “Quanto mais profissionais de diferentes áreas tivermos, trabalhando junto ao programa, mais qualificado ele fica”, ressaltou. “Essa criança que não tinha oportunidade de acesso a algumas atividades, vai tê-la no programa.”

O programa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que cuida da seleção dos participantes. O coordenador de Educação Física da Seme, Márliton Páscoa, afirma que o requisito principal de seleção é ser participante do programa Bolsa Família. “As vagas são limitadas, por isso selecionamos crianças em casos graves de vulnerabilidade social”, explicou. “As crianças gostam muito do Profesp, pelo qual são tratadas com carinho, são bem alimentadas, praticam esportes e têm oportunidades que não tinham no ambiente em que estavam.”

Confira os alunos integrantes do PET Educação Física da Ufac: Amanda Souza da Silva, Anderson Pereira Evangelista, Cassio Barbosa da Cunha, Felipe Lima de Souza, João Antonio Nascimento de Souza Júnior, Pedro Yvo, Raimundo Luciano Lima Martins, Risla Silva e Silva, Ronilson Araujo da Silva, Rudah Rodrigues Barreto, Savio Vieira dos Santos e Vanda Silva de Souza.

Postado em: 22/8/2016