Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Alunos da Ufac levam teatro ao interior do Estado

Alunos da Ufac levam teatro ao interior do Estado

por Ascom02 publicado 23/02/2016 07h20, última modificação 23/02/2016 14h22

Os alunos do curso de licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizam, a partir do dia 24, a expedição Circulação Cena na/da Universidade. O projeto levará oficinas de teatro e performances artísticas para alunos do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) dos municípios de Feijó, Tarauacá, Sena Madureira e Brasileia.

São 30 alunos, dois professores e dois ex-alunos na circulação que o curso de Artes Cênicas fará aos municípios do interior do Estado. Eles irão ministrar uma oficina de iniciação ao teatro de rua, uma oficina de introdução à dança contemporânea e apresentarão dois espetáculos: “Organismo” e “Alma Acreana”, bem como farão diversas performances teatrais.

O coordenador do curso, Écio Rogério da Cunha, destaca que a ideia do projeto partiu dos alunos e teve apoio da coordenação do curso. “É importante que se diga que essa é uma ação que partiu dos alunos. A coordenação e a Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD abraçaram a ideia e nos empenhamos para que fosse concretizada”, destacou. “É uma iniciativa que mexeu com o curso e, de certa forma, vem para comemorar os dez anos de Artes Cênicas.”

Na primeira fase, a circulação estará, nos dias 25 e 26, em Feijó; e nos dias 27, 28 e 29, em Tarauacá. Em um segundo momento, o projeto estará, nos dias 20, 21 e 22 de março, em Sena Madureira; e nos dias 27, 28 e 29 de março, em Brasileia.

Acreditar no trabalho dos professores do curso Artes Cênicas. Esse foi o motivo para que, segundo a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli, a ideia fosse acolhida e tivesse o apoio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da coordenação institucional do Parfor. “De um lado, trata-se de uma ação formativa do curso, vinculada à formação inicial de futuros professores de Artes. De outro, a ação permitirá a interação e a intervenção pedagógica e artística, junto à formação inicial de profissionais que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental”, afirmou Aline.

A estudante e uma das organizadoras da iniciativa, Camila Cristina Cabeça de Souza, afirma dos objetivos da circulação é a troca dos saberes culturais. “Dentro da academia é ciência, pois, se encontra no campo científico das ciências humanas”, pontuou. Sobre os dez anos de curso, ela ressaltou o fortalecimento do mercado de trabalho para os professores de Artes. “O mercado está se adequando. Observamos que, finalmente, os professores de Artes estão tendo o seu lugar de direito nas escolas.”

Postado em: 23/2/2016