Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Alunos de Engenharia Florestal fazem visita de campo em RO

Alunos de Engenharia Florestal fazem visita de campo em RO

por Ascom02 publicado 25/11/2015 15h55, última modificação 25/11/2015 15h55
Hidrelétrica de Santo Antônio e Floresta Nacional do Jamari possibilitaram aulas práticas de três disciplinas

Alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac), acompanhados dos professores Tarcísio José Gualberto Fernandes e Thiago Augusto da Cunha, realizaram, nos dias 19, 20 e 21, aulas de campo na hidrelétrica de Santo Antônio e na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. Eles puderam vivenciar, na prática, diversas atividades das disciplinas de Exploração e Transporte Florestal, Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) e Manejo Sustentável de Florestas Tropicais.

Outro objetivo da visita foi o de firmar parcerias que proporcionem a realização de estágio dos discentes nas instituições visitadas. As atividades tiveram inicio na manhã do dia 19, com visita ao canteiro de obras da usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho. Na ocasião, os alunos puderam conhecer o empreendimento em pleno funcionamento. A hidrelétrica está com 98% das obras finalizadas, sendo que, de 50 turbinas, 32 já estão em funcionamento.

Eles conheceram a estrutura interna de geração de energia, que é proporcionada por uma turbina tipo bulbo. Também conheceram algumas das alternativas aplicadas pela empresa para mitigar os impactos ambientais. De acordo com o professor de AIA, Tarcísio Fernandes, conhecer um empreendimento deste porte é uma oportunidade única. A hidrelétrica é a quarta maior do Brasil.

“Esta visita fomenta o entendimento do aluno referente ao que é repassado em sala de aula, o que é impossível de ser transmitido sem essa atividade no próprio local”, disse Fernandes. “Durante a visita foi possível visualizar o fenômeno de piracema ocorrendo, graças à empresa ter viabilizado a passagem dos peixes por uma via alternativa à das turbinas. Foi interessante mostrar na prática essa ação mitigadora.”

O professor destaca ainda que a empresa detêm inúmeros projetos de compensação ambiental. São 28 programas ambientais e sociais nos quais foram investidos mais de R$ 2 bilhões. “Está claro que impactos causa, porém os alunos puderam ver que, quando bem feito, é possível compatibilizar desenvolvimento com conservação ambiental”, declarou Fernandes.

Ainda no dia 19, a comitiva seguiu para o município de Itapuã do Oeste, considerado um dos polos madeireiros de Rondônia, com destino à Floresta Nacional do Jamari, para realizar aula de campo das disciplinas de Manejo e de Exploração Florestal.

Essa floresta conta com uma área de concessão de 222.114,24 hectares e foi uma das primeiras a ter a concessão de uso para manejo florestal aprovado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Isso garante a permissão para que a empresa Amata realize o manejo florestal sustentável de baixo impacto numa porção da Floresta Nacional, denominada Unidade de Manejo Florestal, com mais de 46 mil hectares.

No dia 20, a empresa apresentou seu plano de manejo florestal, destacando a Certificação Florestal e o Sistema de Gestão Florestal (SGF) — todo informatizado — que possibilita a visualização, em tempo real, das atividades de exploração florestal. A atividade de campo na Amata consistiu em visitar uma área de floresta (Unidade de Produção Anual) recentemente explorada, na qual foram visitados inúmeros pontos dentro da floresta, de forma a destacar todas as atividades da administração florestal por parte da empresa.

O professor Thiago Augusto da Cunha afirma que presenciar o uso sustentável da floresta permite ao aluno ver, na prática, grande parte do conteúdo das disciplinas repassado em sala de aula. “Essa atividade faz despertar o interesse por pesquisas que objetivam resolver os problemas práticos desta atividade produtiva de interesse nacional, além de abrir caminhos para a realização de monografias e pesquisas por parte dos alunos”, comentou.

Postado em: 25/11/2015