Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Alunos do CAp apresentam trabalho sobre Dom Quixote em Cruzeiro do Sul

Alunos do CAp apresentam trabalho sobre Dom Quixote em Cruzeiro do Sul

por Ascom02 publicado 10/11/2014 11h34, última modificação 10/11/2014 11h34

Dom Quixote de La Mancha foi visitar Cruzeiro do Sul a convite dos alunos do Colégio de Aplicação. A saga Quixotesca é conhecida de todos os apaixonados pela literatura. Suas aventuras e combates contra os moinhos de vento tomaram proporções que o levaram por todo o mundo em aventuras épicas a transformar a realidade em fantasia e os sonhos em possibilidades.

Ao participar da III Feira Estadual de Ciências da Natureza do Acre (Fecinac), nos dias 6 e 7 de novembro de 2014, os alunos do Colégio de Aplicação mostraram um pouco da ciência que é feita no Ensino Básico da Universidade Federal do Acre (Ufac). Três trabalhos foram apresentados: “Inovações tecnológicas na Amazônia Acreana”, sob orientação do professor Reginâmio Lima; “Comics in Acre #We care”, sob orientação da professora Luciana Ogando; e, “Don Quijote de La Mancha en dibujos”, sob orientação da professora Guadalupe J. D. Torrez.

Alunos de diversas cidades e de quatro estados da federação brasileira prestigiaram o evento apresentando suas pesquisas e os resultados de sua investigação. Durante a exposição dos trabalhos na mostra de ciências da III Fecinac os alunos do CAp demonstraram habilidades e competências educacionais condizentes com o padrão exigido para a iniciação científica. Dentre os alunos se destacaram os que apresentaram o trabalho sobre Dom Quixote.

Segundo a professora Guadalupe Torrez, o trabalho apresentado por seus alunos surgiu da  necessidade de ensinar a eles sobre a literatura espanhola, neste caso a obra "Don Quijote de La Mancha".  O objetivo do trabalho era o de ensinar a literatura de língua hispânica, e poder mostrar que mesmo sendo em outro idioma, com determinação e aprendizado tudo e possível.

A professora dividiu os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental em grupos para que pesquisassem a obra de Miguel Cervantes e em seguida eles deveriam desenhar cada capítulo em cartolinas para posteriormente colocar as falas dos personagens, com a finalidade de apresentar para a comunidade escolar o trabalho finalizado. O que seria um trabalho simples e corriqueiro de sala de aula teve uma qualidade superior ao esperado e esse trabalho foi aceito na amostra da Fecinac. Durante a apresentação surgiu a ideia de transformá-lo em um livro, contextualizando a história de Cervantes para o ambiente da Amazônia.

Don Quijote de La Mancha en dibujos foi um dos destaques da Feira e está concorrendo a Bolsas de iniciação científica Júnior para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos e construir novas possibilidades de leitura dessa e de outras obras. Por fim, o objetivo foi atingido.

Postado em: 10/11/2014