Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Alunos dos cursos de Jornalismo, Ciências Econômicas e Direito farão prova do Enade em 2015

por Ascom02 publicado 14/10/2015 16h07, última modificação 14/10/2015 16h07
Exame avalia o desempenho dos discentes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação

Os estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizam o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no dia 22 de novembro de 2015, às 12h15 (horário oficial de Brasília). Em todo o Brasil 13 cursos de bacharelado serão avaliados. Na Ufac, três cursos farão o exame: Ciências Econômicas, Comunicação social com habilitação em Jornalismo e Direito.

O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

A pró-reitora de graduação, Aline Nicolli, ressalta a importância do Enade para instituição e para os estudantes “O exame serve como requisito para a retirada do diploma, sendo importante porque além de ser um instrumento de avaliação do estudante, é utilizado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de um a cinco, garantindo assim a continuidade do curso, a sua oferta e o direito de expedir diplomas, já que notas inferiores a três colocam a condição do curso em risco”, ressalta Nicolli.

Farão a prova estudantes que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o dia 31 de agosto de 2015, assim como estudantes que tenham se matriculado este ano e que possuam de zero por cento a vinte e cinco por cento da carga horária mínima.

De 21 de outubro a 22 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará no portal http://portal.inep.gov.br o questionário do estudante, os locais das provas e o Cartão de Informação do Estudante para impressão.

Confira os alunos selecionados para a prova do Enade: http://bit.ly/1WNdpb4

Postado em: 14/10/2015