Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Artesanatos que refletem cultura indígena são vendidos na SBPC
conteúdo

Artesanatos que refletem cultura indígena são vendidos na SBPC

por Ascom-01 publicado 25/07/2014 19h39, última modificação 25/07/2014 19h39

Exposições e vendas de artesanatos de índios do Brasil, Peru e Bolívia integram a programação cultural da SBPC Indígena. No local, o visitante pode fazer pinturas corporais que utilizam tinta de Jenipapo. Os desenhos feitos no corpo têm significados variados como: saúde, riqueza, afastar o mal ou atrair coisas boas.

Os artesanatos, em sua maioria, refletem a cultura desses povos e são feitos a partir de matérias primas como: látex, sementes, madeira, palha, penas e cipó. Colares, flechas, chaveiros, arcos, chapéus, cestos, cocares podem ser encontrados na exposição, são vendidos por preços que variam de 5 a 50 reais. Cada uma das etnias tem suas peculiaridades ao produzir os artesanatos, umas utilizam mais penas e tecelagem, outras mais cerâmica e madeira.

A estudante de Letras do Campus Floresta, Ana Luiza Rocha, aproveitou a ocasião para comprar e fazer a pintura corporal. “Eu gosto muito de artesanatos. A SBPC Indígena é uma oportunidade para quem quer conhecer a cultura desses povos. Comprei cordões, fiz a pintura no braço com o povo Huni Kuin para curar doenças e para ajudar espiritualmente. É uma cultura tão rica, tão bonita, por isso é importante conhecê-la”, relatou.

Artesanatos que refletem cultura indígena são vendidos na SBPC

A artesã da Bolívia, Armínda Ortiz Callaú, do povo Ese’ejja, conta que o processo de tecelagem dependendo da peça pode demorar até, no máximo, um dia, porém, todo o processo de tirar as folhas, limpar e secar pode ser de até uma semana.

Os artesões Yube Huni Kuin e Josias Huni Kuin produzem botas de látex desde 2004. Essa é a primeira exposição que participam e, no próximo mês, se preparam para uma outra exposição no Pará. “Como somos de Feijó e lá a procura é pequena, estamos aproveitando aqui mais para vender”, finalizou.

 

Postado em: 25/7/2014