Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Artigo de professora da Ufac é destaque em revista nacional

Artigo de professora da Ufac é destaque em revista nacional

por Ascom02 publicado 26/05/2015 15h06, última modificação 26/05/2015 15h06
Sonaira da Silva leciona no campus de Cruzeiro do Sul e escreveu sobre florestas

A professora do Centro Multidisciplinar (CMult) da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul, Sonaira da Silva, contribuiu com a edição de março (nº 265) da revista de circulação nacional “Ciência Hoje das Crianças”. Sonaira elaborou o artigo “Florestas: Conservação em Ação”, que ganhou destaque de capa na publicação.

A partir do tema floresta, a pesquisadora da Ufac discutiu, em texto destinado ao público infantil, questões como ciclo da água, habitat dos animais e código florestal. “Fiz questão de focar também na problemática do desmatamento. Criamos, ao fim do artigo, um roteiro com dez passos para evitar o desmatamento”, destacou a pesquisadora. “Nossa meta era alcançar as crianças do norte e das outras regiões para discutir a importância das florestas para a vida das pessoas. Através da revista, conseguimos demonstrar que a ciência não é algo inalcançável, ela está presente no nosso dia a dia.”

A “Ciência Hoje das Crianças” é uma das revistas de divulgação científica voltadas ao público infantojuvenil. Com conteúdo produzido por pesquisadores brasileiros e edição de responsabilidade de jornalistas especializados, a revista consegue despertar a atenção dos pequenos em relação ao conhecimento científico. Há mais de 15 anos é distribuída pelo Ministério da Educação às escolas públicas.

“Escrever para o público infantil é um desafio, sobretudo para quem está acostumado com o ambiente acadêmico, mas ao mesmo tempo motivador. Fomentando uma formação científica desde a infância, estamos estimulando a propagação do conhecimento e investindo no surgimento de, quem sabe, novos cientistas e pesquisadores”, comentou Sonaira.

Postado em: 26/5/2015

(Ascom-Ufac)