Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Artigo no ‘Malaria Journal’ investiga anofelinos em corpos d’água em Mâncio Lima

por Ascom02 publicado 30/11/2015 10h10, última modificação 30/11/2015 10h10

A revista “Malaria Journal” publicou o artigo “Contribution of fish farming ponds to the production of immature ‘Anopheles’ spp. in a malaria-endemic Amazonian town”, da pesquisadora Izabel Cristina dos Reis. O artigo também é parte da tese de doutorado “Epidemiologia da paisagem da malária em área de transmissão urbana na Amazônia”, do programa de pós-graduação em Medicina Tropical da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujo campo foi desenvolvido em Mâncio Lima.

Esse trabalho faz parte dos resultados existentes entre a parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Fiocruz. Os pesquisadores do trabalho contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e das secretarias municipais de Saúde de Cruzeiro do Sul e de Mâncio Lima. Do campus Floresta da Ufac participaram a professora Erlei Cassiano Keppeler, do Centro Multidisciplinar (CMult) e o aluno Francisco Silva de Oliveira, do curso de Ciências Biológicas.

O artigo investigou, entre 2012 e 2014, a contribuição de 76 corpos d’água naturais (rios, córregos, riachos, lagoas e poças) e viveiros, como criadouros para “Anopheles sp.”, como também o efeito das variáveis limnológicas e ambientais sobre a abundância larval. Os viveiros foram quatro vezes mais infestados com larvas de anofelinos do que corpos d’água naturais. Uma das principais preocupações com esse fenômeno é a contribuição dos viveiros para a sustentação e aumento da população de mosquitos anofelinos e o subsequente aumento da malária humana.

Os resultados do trabalho sugeriram que os viveiros serviram como locais de reprodução importantes e produtivos para os vetores da malária. Eles, portanto, contribuem para a transmissão contínua na Amazônia brasileira. Sugeriu-se, ainda, que as atividades de manutenção adequadas, como a remoção de vegetação das bordas, principalmente em regiões endêmicas, poderia reduzir a abundância de larvas do mosquito “Anopheles darlingi”.

Clique aqui para acessar o artigo.

Postado em: 30/11/2015