Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Atrações culturais marcam noites da SBPC
conteúdo

Atrações culturais marcam noites da SBPC

por Ascom02 publicado 26/07/2014 13h34, última modificação 26/07/2014 13h34

Atividades culturais são realizadas em todas as noites da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Na noite de ontem, 26, o “Espetáculo de Dança Kenes em Experimentação” da Companhia de artes Cênicas Garatuja atraiu um grande público. A apresentação aconteceu no palco principal da Ufac, localizado próximo ao bloco de Educação Física.

“O espetáculo ‘Kenes’ é resultado do estudo da cultura Huni Kuin e dos Yawanawa. É uma experimentação da decodificação dos jogos Yawanawá”, disse Regina Maciel, diretora da companhia há 24 anos.

Para entender de maneira mais profunda e reproduzir de forma artística às danças, a identidade e os rituais tradicionais, Regina Maciel percorre aldeias indígenas. Durante a apresentação, os bailarinos se comunicam através de movimentos corporais em coreografias, representando dessa forma seus personagens.

A apresentação foi cantada pelo indígena Marcilvo Souza (Shaneihu) da tribo Yawanawá. “Trabalho com música há cinco anos, mas é a primeira vez que participo de um espetáculo de teatro, foi um pedido da Regina Maciel. Meu trabalho é mais para mexer com os sentimentos das pessoas, transformar alma e espírito, relacionar o homem e o meio ambiente, natureza e índio, esse é o foco do meu trabalho de vir para a cidade, de rodar o país, Europa”, esclareceu.

Para a atriz Mariana Dantas, integrante da Cia Garatuja, apresentar o espetáculo na SBPC é um momento especial, ótima oportunidade para divulgar a cultura indígena e apresentar a pesquisa sobre o povo Yawanawá para pessoas do Brasil e do mundo.

O estudante de jornalismo Pablo Candido, que se mudou recentemente para o Acre, disse que achou a apresentação interessante. “Acho que eles reproduziram muito bem a vida na floresta, a língua dos índios, os rituais, achei muito expressivo. É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da vida dos indígenas”, falou.

Garatuja - A companhia trabalha com diversas linguagens e modalidades de teatro e dança. A Garatuja se tornou a maior companhia de teatro e dança do Acre, referência em todo o estado. Realiza eventos como a Mostra Garatuja de Dança e o Festival de Dança do Aquiry. A Companhia já foi vencedora do Prêmio Funarte de dança.

Atrações da noite – O palco principal da SBPC na Ufac, também recebeu outras apresentações como a Companhia de Coro e Orquestra do Estado do Acre, a Banda Malton e o show Tambor de Fulo e Seus Cravos.

Postado em: 26/7/2014