Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Aula inaugural do Programa de Residência Florestal

Aula inaugural do Programa de Residência Florestal

por petrolitano publicado 24/10/2011 17h06, última modificação 24/10/2011 17h06

Nessa sexta feira,  21,  no auditório da Secretaria de Estado de Extensão Agro florestal e Produção Familiar (SEAPROF), no bairro Estação Experimental, realizou-se a aula inaugural dos alunos de residência florestal,  numa parceria entre a Secretaria de Estado de Floresta (SEF) e a Universidade Federal do Acre(UFAC) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Programa de Residência Florestal – PRF -  é uma modalidade do ensino de pós-graduação destinada aos graduados em Engenharia Florestal, na forma de curso de especialização, destinado a engenheiros florestais, caracterizado pelo treinamento em serviço, em regime de dedicação exclusiva, visando  o aperfeiçoamento profissional, realizado junto às entidades públicas e privadas atuantes no setor florestal do Estado do Acre, sob a orientação de professores devidamente qualificados.

O Programa ofertará ao residente: Desenvolvimento profissional, por meio da realização de atividades práticas junto a entidades públicas e privadas atuantes no Setor Florestal do Estado do Acre; remuneração mensal, sob forma de bolsa, equivalente a R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais); orientação, monitoramento, supervisão e avaliação, sob a responsabilidade da Universidade Federal do Acre – UFAC; ensino de Pós-Graduação em gestão florestal, na modalidade lato sensu, desenvolvida pela UFPR, instituição educacional reconhecida pelo Ministério da Educação, bem como reconhecida nacionalmente pelo elevado nível de atuação na área de Engenharia Florestal.

São 24 engenheiros florestais classificados para o programa de residência sendo a grande maioria deles formados na Universidade Federal do Acre campus de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

A aula inaugural foi proferida pelo Senador Jorge Viana, que é engenheiro florestal, e sempre prestou integral a Ufac.

Para o reitor em exercício, Prof.Dr.Pascoal Muniz, esse programa é de grande significado para a Ufac e o Estado do Acre, pela  oportunidade oferecida aos profissionais para continuidade e crescimento da formação profissional e pelo que poderão oferecer ao Acre no futuro.