Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Calouros de Jornalismo da Ufac promovem encontro sobre história da imprensa acriana

por Ascom02 publicado 25/02/2013 09h34, última modificação 25/02/2013 09h34

Os acadêmicos do primeiro período do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) promovem nesta quarta feira, 27, a primeira fase do projeto de extensão “Encontros com a história da imprensa Acriana”.  O evento acontece no Cine Teatro Recreio, a partir das 19h, com entrada franca.

A história do jornal impresso no Acre será o tema discutido da noite. Os convidados são o historiador Marcos Vinicius Neves e o jornalista e escritor Toinho Alves. Eles falarão de suas histórias eexperiências na área.

Segundo a estudante Priscila Cristina, o projeto vai ser de extrema importância para os alunos do primeiro período, pois além de proporcionar a experiência em organizar eventos, também trará mais conhecimento sobre o tema abordado. “Acho que, com todas as nossas pesquisas, deu para conhecer, por outra ótica, a história do Acre — a história contada ao longo de todos esses anos nos jornais. É necessário que aluno de jornalismo conheça e entenda o processo de evolução da comunicação e a importância dela para o crescimento do nosso Estado”, declarou.

Coordenado pelo professor Wagner Costa, do Curso de Comunicação Social, o projeto será dividido em quatro eventos distintos que pretendem aprofundar a história da imprensa do Acre nas áreas de jornal impresso, rádio e televisão. No encerramento da atividade, está previsto um encontro com pioneiros do jornalismo acriano, que irão relatar as dificuldades enfrentadas para se fazer comunicação no Estado do Acre em décadas passadas.

Exposição fotográfica

Além de trabalhar na organização do projeto, os acadêmicos realizaram muitas pesquisas sobre o tema. As acadêmicas Isabelle Nascimento e Marinara Lusvardi coletaram mais de 200 fotos de jornais, das quais 30 compõem uma exposição que acontece no dia do evento.

As imagens serão expostas em um varal fotográfico. Alguns textos serão publicados na edição de um pequeno informativo entregue ao público do projeto. As fotografias refletem passagens importantes da história acriana. Entre alguns fatos que ganharam destaque nas páginas dos jornais, estão a morte de Chico Mendes e a abertura da BR-364. Fotos do diário oficial de 1902-1906 e do governo de Rodrigues Alves também se destacaram pela raridade.