Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Campanha de enfrentamento à violência contra a mulher é lançada no Bujari
conteúdo

Campanha de enfrentamento à violência contra a mulher é lançada no Bujari

por Ascom02 publicado 29/01/2014 15h35, última modificação 29/01/2014 15h35

A Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), lançou nessa terça-feira, 28, no Bujari, a campanha estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, com o slogan “Basta! Viver sem medo também é um direito nosso”. A ação teve início em novembro do ano passado em Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Brasileia e Epitaciolândia. Neste ano será levada aos demais municípios.

Durante todo o dia, representantes da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Vulnerabilidade e do movimento social estiveram reunidos com a secretária em exercício da SEPMulheres, Joelda Pais, e a pesquisadora da Ufac, Fabiana Chaves, para receber informações a respeito da ação educativa. Na ocasião, os participantes receberam uma capacitação em gênero, tematizando relações sociais, feminismo e origem do ciclo da violência. A lei Maria da Penha e seus mecanismos também foi pauta do debate.

“A ideia é capacitar os parceiros da Rede de Atendimento para que as nossas mulheres recebam um serviço cada dia melhor, ao passo que apresentamos a campanha à sociedade, conscientizando todos sobre a violência e mostrando que é possível viver em sociedade de paz”, disse Joelda.

Fabiana ressaltou que educar é condição para prevenir agressões. “A educação é a melhor forma de prevenir a violência e de buscar entender as várias violências sofridas diariamente pelas mulheres. Para isso, precisamos entender as bases machistas de formação de nossa sociedade e investir nas parcerias para poder chegar até a população”, recomendou a pesquisadora. “As ações em torno dos direitos humanos têm sido um dos principais focos de trabalho da Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura [Proex]”.

Para o prefeito do Bujari, Antônio Raimundo Ramos, a iniciativa do governo vem para somar com ações de gênero da prefeitura. “Nós temos uma coordenadoria da mulher e essa capacitação vem para fortalecer esse organismo”, disse. No dia 6 de fevereiro, o município de Porto Acre receberá a oficina.

Postado em: 29/1/2014