Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Campus de Cruzeiro do Sul comemora Dia da Mulher

Campus de Cruzeiro do Sul comemora Dia da Mulher

por Ascom02 publicado 09/03/2016 11h22, última modificação 09/03/2016 11h22

Em continuidade aos festejos pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Universidade Federal do Acre (Ufac) repetiu, nessa segunda-feira, 7, no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, a programação de homenagem montada para servidoras e alunas da instituição. Embaladas pelo show “Mulher, uma História Cantada”, da cantora Verônica Padrão, elas puderam confraternizar e refletir sobre a data, que tem como propósito original o debate e a conscientização pela igualdade de gênero.

“Mesmo com todos os avanços, muitas mulheres ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional”, destacou a vice-reitora Guida Aquino. “Muito foi conquistado, mas há muito ainda para ser modificado nessa história. Essa é uma data para que todos, mulheres e homens, possamos comemorar e, principalmente, refletir sobre o papel da mulher na sociedade atual.”

Presente no evento, o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, ressaltou a ascensão feminina no mercado de trabalho, com a presença, cada vez maior, das mulheres no ambiente da universidade. “O número crescente de mulheres dentro da Ufac tem demonstrado a força e a disposição da mulher acriana. As mulheres servidoras — pesquisadoras e técnico-administrativas — têm exercido papel fundamental na construção de uma nova universidade”, disse. “O zelo, a responsabilidade e a delicadeza feminina no trato com o bem público e com o outro tem inspirado a todos nós [homens] na busca por uma Ufac cada vez melhor e democrática.” Atualmente, o percentual feminino de servidoras representa 42% do total.

Representando todas as mulheres do campus Floresta, a professora Deolinda Maria Soares de Carvalho recebeu uma placa de homenagem. Natural do Rio de Janeiro, a professora foi a primeira servidora lotada na Ufac em Cruzeiro do Sul. “Como servidora, estou aqui desde 2002, mas minha história com a Ufac começa bem antes. Cheguei a Cruzeiro do Sul em 92 e foi aqui na Ufac que conclui minha graduação”, lembrou. “Sou completamente realizada por trabalhar aqui. É como se eu retribuísse tudo que este lugar já me proporcionou.”

Recém-chegada à instituição, a professora Thyinify dos Santos foi outra servidora que aproveitou a programação montada pela instituição. “Estou na instituição há apenas três meses, mas já percebi que a Ufac funciona mesmo como uma família”, destacou. “Momentos como este são importantes por nos valorizar como servidoras e levantar a nossa autoestima.”

Show musical

Baseado no livro “Mulher Brasileira, uma História Cantada”, editado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, o repertório montado por Verônica Padrão incluiu canções de Cazuza, Chico Buarque e Elis Regina. “O repertório conta e canta a ascensão social da mulher através de composições da música popular brasileira. Essa poesia deixada é também uma linda homenagem a todas nós”, explicou a cantora.

Postado em: 9/3/2016