Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Campus Floresta está totalmente climatizado

Campus Floresta está totalmente climatizado

por Ascom02 publicado 03/09/2013 13h50, última modificação 03/09/2013 14h07
Foram instalados 25 aparelhos de ar-condicionado em salas de aula e 12 no Teatro Universitário do Moa

O Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi totalmente climatizado, com a instalação de aparelhos de ar-condicionado em 25 salas de aula e no Teatro Universitário do Moa. Em cada sala foi instalado um aparelho de 48 mil BTUs. No teatro, foram instalados 12 aparelhos de 60 mil BTUs cada.

Para o professor Joareis Fernandes, a climatização trouxe uma melhora considerável na assiduidade dos alunos, principalmente no período da tarde. “À tarde é muito quente e os alunos sentiam dificuldade de permanecer na sala. Com o ar-condicionado, além de melhorar o clima, a evasão dos alunos diminuiu”, disse.

A instalação dos aparelhos de ar-condicionado no Campus Floresta faz parte de uma série de melhorias iniciadas na Ufac. A troca do telhado do bloco dos laboratórios também foi concluída, amenizando problemas como goteiras e danificação de equipamentos eletrônicos, ocorridos por falha na instalação do telhado antigo.

Pinturas externas e internas, envernizamento das portas e outras ações de conservação das estruturas do campus estão sendo realizadas constantemente. Obras de infraestrutura, como a construção do almoxarifado e garagem para os veículos da Ufac, já se destacam no campus. Duas subestações de energia foram construídas para suprir a necessidade gerada pelos ares-condicionados e pelo teatro, que, até então, não possuía capacidade elétrica suficiente.

Outra grande melhoria no campus foi a instalação da fibra ótica que possibilitará até 20 megabytes de internet, substituindo a internet existente de oito megabytes via satélite, que dificultava algumas atividades acadêmicas, a instalação de rede wi-fi no campus e a ativação do laboratório de informática, com 24 computadores funcionando.

Além da climatização das salas, um projeto de arborização do local está sendo planejada e executada por professores e alunos. O projeto de extensão “Paisagens no Campus Floresta” deu início ao plantio de algumas mudas de árvores nativas da região, como Mogno, Cedro, Amarelinho, Cássias, Ipês, Açaí e Buritis. De acordo com a professora Marta Dias, o objetivo é plantar árvores que produzam sombras para as passarelas de acesso e ao redor dos blocos.

Postado em: 3/9/2013