Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Campus Floresta forma 1º jornalista

Campus Floresta forma 1º jornalista

por Ascom02 publicado 02/12/2013 11h20, última modificação 02/12/2013 11h20

O estudante Moacir Negreiros de Moura Júnior, ao defender sua monografia de final de curso, na terça-feira da semana passada, acabou transformando-se no primeiro jornalista formado pela Universidade Federal do Acre (Ufac) no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. Orientado pelo professor Francisco Aquinei Timóteo, o acadêmico analisou o conteúdo do telejornal “Juruá Notícias”, veiculado pela TV Juruá.

Especificamente, explicou Moacir Negreiros, a ideia do trabalho foi “identificar de que forma as mensagens que são veiculadas pelo noticiário local de Cruzeiro do Sul são importantes para a construção de identidades, nas quais o indivíduo se posiciona diante do mundo, tendo como foco principal o telejornal da TV Juruá, que é a emissora afiliada do SBT aqui na nossa cidade”.

No que diz respeito às conclusões, Moacir afirmou que o telejornal analisado “atua em cooperação tácita com a comunidade, mormente com a cruzeirense e circunvizinha, adaptando sua forma de produção e apresentação aos telespectadores. Por outro lado, o público colabora interagindo com o jornal, o que foi constatado pela audiência e repercussão dos temas agendados”.

Jacó Piccoli, Moacir Negreiros, Francielle Modesto e Aquinei Timóteo

Além do orientador Aquinei Timóteo, mestre em Linguagem e Identidade (Ufac), participaram da banca de avaliação da monografia de Moacir Negreiros os professores Francielle Maria Modesto Mendes, doutoranda em História Social (USP) e Jacó César Piccoli, doutor em Ciências Sociais (PUC-SP).

Postado em: 2/12/2013