Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Campus Floresta lança livro na área agrícola

Campus Floresta lança livro na área agrícola

por Ascom02 publicado 17/12/2013 15h30, última modificação 17/12/2013 15h37
Obra intitulada “Cinza de Osso: Fósforo e Cálcio para Agricultura” aborda utilização de ossos como adubo

O Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá do campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac) lançou neste mês de dezembro o livro “Cinza de Osso: Fósforo e Cálcio para Agricultura”.  O material é produto do projeto CVT Acre, coordenado pela professora Rosana Santos, do Instituto Federal do Acre (Ifac) e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo um dos autores do livro, professor Eduardo Mattar, da Ufac, trata-se de um documento que aborda o aproveitamento de resíduos de matadouros e açougues para a produção de vegetais. “O osso, se não for o primeiro, é um dos mais antigos adubos fosfatados da história”, disse Mattar. “É um material que possui, em sua composição, cálcio e fósforo, dois nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas”.

Outro autor da obra, Elízio Frade, professor da Ufac, ressalta a importância do trabalho quando se pensa na economia energética. “Em Cruzeiro do Sul, onde não existe infraestrutura para graxaria, os resíduos de matadouros e açougues são todos despejados em lixões”, lembrou. “Isso é um desperdício energético, pois gera poluição e deixa de produzir adubo para agricultura em uma região onde o fertilizante é muito caro”.

O material, que também é assinado por Eliane de Oliveira, pode ser consultado no site do Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá, de forma gratuita. O endereço é: http://www.ufac.br/agroecologia.

Postado em: 17/12/2013