Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > CAP lança projeto de extensão para comunidade do bairro São Francisco
conteúdo

CAP lança projeto de extensão para comunidade do bairro São Francisco

por Ascom02 publicado 26/02/2016 17h20, última modificação 26/02/2016 17h20

A aula inaugural do projeto “Adolescência e Cidadania: o uso das TIC como ferramenta de inclusão digital e resgate da cidadania para adolescentes em situação de risco social” foi realizada nesta sexta-feira, 26, na escola Berta Vieira de Andrade. O curso é fruto de um projeto de extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Uma equipe de professores do Colégio de Aplicação (CAP) coordena o projeto, apoiada por Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Observatório Brasileiro de Informação sobre Drogas (Obid).

Estudantes de 13 a 17 anos terão a oportunidade de concluir 176 horas de curso, discutindo temas como cidadania e marketing digital, práticas de aprendizagem em plataformas digitais, noções elementares de internet e segurança virtual, conhecimentos básicos de computador e outros dispositivos, além de prevenção às drogas e cidadania. Os encontros serão realizados sempre às sextas-feiras.

“Tô aqui apostando que vou gostar muito e que vou tirar muito proveito. Eu gosto do computador e já fiz um curso mais ou menos assim outra vez. É importante pra se ocupar e aprender coisas novas. Tenho certeza que vai ser legal”, disse Belmiro de Aquino Silva Neto, 14 anos, morador do bairro Vitória.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa, a atividade ratifica o compromisso da Ufac com a educação no Estado do Acre. “A proposta da universidade é se fazer cada vez mais presente nas comunidades, apoiando e incentivando a busca pelo conhecimento. A educação é o alicerce para o grande salto de desenvolvimento político, social e econômico que o Brasil necessita. Daqui podem sair nomes para essa mudança”, comentou Pessoa.

Curso

O projeto “Adolescência e Cidadania: o uso das TIC como ferramenta de inclusão digital e resgate da cidadania para adolescentes em situação de risco social” tem como objetivo promover a inclusão digital de adolescentes em situação de vulnerabilidade social residentes em Rio Branco (bairro São Francisco e adjacências), visando à formação de jovens conhecedores de seus direitos, capazes de construir seu projeto de vida, melhorar sua autoestima e as condições gerais de vida dos envolvidos no projeto.

Foram ofertadas 80 vagas para turmas no turno da manhã e da tarde. As atividades terão duração de dez meses.  A atividade é coordenada pelos professores Reginâmio Bonifácio de Lima e Iracilda Bonifácio. Os alunos serão acompanhados, de perto, pelo especialista em redes de computadores, Ayslon Melo, e pela especialista em tecnologia da informação, Vivian Bonfanti.

Postado em: 26/2/2016