Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Capes aprova dois doutorados interinstitucionais para a Ufac

Capes aprova dois doutorados interinstitucionais para a Ufac

por Ascom02 publicado 11/10/2012 15h50, última modificação 12/10/2012 15h28

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a aprovação de dois doutorados interinstitucionais (Dinters), para a Universidade Federal do Acre (Ufac): Saúde Pública, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e Ciências de Florestas Tropicais, com o Instituto Nacional de Pesquisa Amazônia (INPA), com previsão de início em 2013. Os cursos serão coordenados pelos professores Pascoal Torres Muniz e Ary Vieira de Paiva, respectivamente.

Os doutorados são resultados de discussões entre docentes das áreas, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Propeg e as IES promotoras. Atualmente, a universidade possui quatro Dinters em funcionamento: História Social/USP; Computação/UFF; Educação/UFPR; Saneamento/Meio Ambiente/Recursos Hídricos/UFMG e dois mestrados institucionais (Minters): Enfermagem/UNIFESP e Matemática/UFAM.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rusleyd Abreu, a aprovação desses cursos fortalece a proposta da UFAC em investir na formação dos profissionais que atuam na universidade.

“A atual administração se empenhou na formatação de propostas de Dinters e Minters com IES consolidadas, visando acelerar o processo de capacitação de seus servidores. Uma outra novidade, foi a aprovação do Dinter em Direito para a Universidade Federal do Amapá, que será oferecido pela UFMG, no qual a UFAC concorrerá a uma vaga”, disse.

O Mestrado Profissional em Administração, que será oferecido pela UNIMEP para os servidores técnico-administrativos que participaram do teste da ANPAD, terá continuidade do processo seletivo também no início de 2013, com apresentação do Projeto de Pesquisa, bem como participação da entrevista, procedimentos para inserção no referido mestrado.

“Há um grande anseio por parte dos técnico-administrativos que participaram do teste da ANPAD, para concorrem ao Mestrado Profissional em Administração. Em conversa com o coordenador do programa de pós-graduação da instituição promotora, tivemos a confirmação de que no início do próximo ano, se dará continuidade ao processo de seleção. A proposta é qualificar os técnico-administrativos para oferecer aos usuários – alunos, professores e comunidade - o melhor atendimento. Um atendimento feito por profissionais qualificados, como uma instituição do porte da UFAC deve ter ”, afirmou.