Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Caravana do curso de Sistemas de Informação participa de evento em Manaus

Caravana do curso de Sistemas de Informação participa de evento em Manaus

por Ascom-01 publicado 04/11/2015 09h16, última modificação 04/11/2015 09h16

Caravana com 12 estudantes e quatro professores do curso de bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Acre (Ufac) participou do 21º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), realizado na cidade de Manaus, entre os dias 26 e 30 de outubro. O grupo foi formado também por três estudantes, da turma fora de sede (Rio Branco), dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o WebMedia oferece uma oportunidade de intercâmbio técnico-científico entre alunos, professores, pesquisadores e profissionais das áreas de multimídia, hipermídia e web. Neste ano, junto com o evento, ocorreu a 1ª Escola Avançada de Pesquisa e Tecnologia Web na Amazônia, cujo objetivo é “contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos participantes, ampliar redes de contato e atrair para a região jovens talentosos e promissores, bem como profissionais competentes em áreas de interesse estratégico”. Ambos os eventos foram organizados pelo Instituto de Computação (IComp), da Ufam.

Nesse período, alunos e professores participaram de cursos sobre Sistemas de Busca, de Recomendação e de Recuperação de Informação na Web, palestras com pesquisadores de renome nacional e internacional e sessões técnicas de apresentação de artigos. O professor Macilon Araújo Costa Neto foi quem, a convite o IComp, organizou a caravana e selecionou os participantes, de acordo com os critérios estabelecidos pelos organizadores do evento em Manaus. Segundo ele, “a perspectiva dos professores do IComp é fortalecer, na região amazônica, a área de computação, contribuindo principalmente na formação”.

Costa Neto salienta ainda que “isso também ocorreu com a Ufam há uma década e meia, onde ela mesma teve uma turma fora de sede da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que deu origem ao IComp, que oferece, hoje, três cursos de graduação em computação e tem o PPGI, único programa de pós-graduação em computação das regiões Norte e Centro-Oeste com nota cinco (excelência) na última avaliação da Capes. Em 2015, o IComp abriu uma turma fora de sede em Rio Branco, com mestrado e doutorado, e, em 2016, abrirá turma também em Boa Vista”.

“Em função dessa expansão das atividades do IComp em toda a região e do grande número de pessoas envolvidas nesse processo, o instituto, através de projetos financiados pela Fapeam, conseguiu garantir viagens e diárias de quase uma centena de pessoas, entre alunos e professores de outras instituições da região, para participarem desses dois importantes eventos, durante cinco dias, a fim de fortalecer a atividade de pesquisa para que, futuramente, estas instituições possam criar seus próprios programas de pós-graduação”, concluiu Costa Neto.

Postado em: 4/11/2015