Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Centro de Zoonoses recolhe animais do campus Rio Branco
conteúdo

Centro de Zoonoses recolhe animais do campus Rio Branco

por Ascom02 publicado 12/06/2013 13h20, última modificação 12/06/2013 13h32
Especialista explica que alimentar animais não é suficiente para mantê-los, pois sem medicamentos podem contrair doenças

O Centro de Zoonoses de Rio Branco esteve na Universidade Federal do Acre (Ufac), nesta semana, recolhendo alguns animais que estavam no campus Rio Branco. A ação partiu da Prefeitura do Campus (Prefcam), que teme as doenças que esses animais possam transmitir.

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), zoonose é uma “infecção ou doença infecciosa transmissível, em condições naturais, dos animais vertebrados ao homem”. No campus Rio Branco, é comum ver que animais sem dono circulam pelos corredores. Eles geralmente são alimentados por pessoas que frequentam a universidade, mas isso não resolve o problema.

Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Leonardo Melchior, alimentar os animais é uma ação incompleta. “Ainda que as pessoas lhes deem ração, não lhes dão vermífugo e outros medicamentos”, explicou. “Assim, os animais ficam doentes e sofrem”.

Ele orienta proprietários de cães e gatos que façam o controle da natalidade, evitando acasalamento, realizando castrações, ou, ainda, através de medicamentos que inibam o cio. Caso os animais procriem e não haja condições de mantê-los no ambiente doméstico, o professor recomenda sua doação para pessoas que estejam dispostas a cuidar deles.

Como na Ufac os animais não têm dono, não tomam vacinas e podem contrair doenças. O Manual de Zoonoses elaborado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul esclarece: “A difusão de grande parte das doenças é facilitada, certamente, pela crescente movimentação de pessoas, animais e objetos dentro de seus territórios. Territórios nos quais nascem, crescem, vivem e morrem esses que, quando mal manejados, podem se constituir em elementos favorecedores de inúmeras doenças”.

A Prefcam pede que as pessoas não tragam animais para o campus e nem alimente os que já circulam pela universidade.