Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Cerimônia abre ExpoT&C da SBPC no Acre

Cerimônia abre ExpoT&C da SBPC no Acre

por Ascom02 publicado 23/07/2014 17h17, última modificação 23/07/2014 17h17

“A Expo T&C é o maior encontro de ciência e tecnologia do hemisfério sul e estamos trazendo para o Acre o que há de ponta no Brasil. Isso aqui vem sendo há 22 anos o templo da ciência, tecnologia e inovação do país”, disse a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, na abertura da ExpoT&C da 66ª Reunião Anual.

Além da presidente da SBPC, participaram da cerimônia de abertura o Ministro da Ciência e Tecnologia, Clelio Campolina Diniz e o Reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara.

Segundo o Ministro, a ExpoT&C é uma forma de mobilizar a sociedade e a academia para o tema da ciência e da tecnologia. Também ressaltou a importância de trazer a comunidade científica brasileira para que os acreanos conheçam o potencial científico do Brasil.

Para Kinpara, o evento não deixou a desejar em relação às outras edições e parabenizou as coordenações, nacional e estadual da SBPC pela organização. “Estamos superando as expectativas e a população tem a disposição um banquete de conhecimento”.

Os visitantes também estão gostando do evento. O professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Alexandre Cals, sócio da SBPC, veio ao Acre para apresentar um trabalho na reunião. “Estou maravilhado com a exposição, a cidade é muito bonita e até domingo pretendo visitar todas as atividades propostas. E o legado que a SBPC vai deixar para os acreanos é justamente o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia”, disse.

Expositores da ExpoT&C - A edição conta com 29 expositores. Os estandes que possuem maior área dentro da exposição são Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Marinha- Fundação Mar, o Ministério dos Esportes e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A Fundação de Amparo à pesquisa do Amazonas (Fapeam) é uma das expositoras da feira e traz um conteúdo voltado para pessoas com necessidades especiais. O projeto realizado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) apresenta a construção de um protótipo de Peyara (mapa do Amazonas que possui sensores para interagir com deficientes audiovisuais).

Segundo a organizadora do projeto, a professora Claudia Guerra, a expectativa é mostrar o potencial dessa pesquisa e expandir a ideia para outras partes do Brasil e do mundo.

A exposição está localizada no pavilhão José Aníbal Timóteo (Bloco de Educação Física) e estará aberta para o público de 23 a 27 de julho, das 10 às 19 horas.

Postado em: 23/7/2014