Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Cinema das Ideias exibe documentário “Humano, demasiado humano”, na sala de cinema do Sesc Centro
conteúdo

Cinema das Ideias exibe documentário “Humano, demasiado humano”, na sala de cinema do Sesc Centro

por Ascom02 publicado 04/02/2013 14h50, última modificação 19/02/2013 07h14

A Universidade Federal do Acre (Ufac) exibe neste sábado, 23, às 19h, na sala de cinema do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro, o documentário Humano, demasiado humano. A exibição faz parte das atividades do projeto de extensão Cinema das Ideias.

Desenvolvido em parceria com o Sesc, o Cinema das Ideias realizou, em 2012, mostras de documentários com diversos temas para a comunidade universitária e o público externo. A equipe é formada por duas alunas e pelo professor de filosofia da Ufac, Miguel Ângelo. O projeto conta com o beneficio do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) e com a ajuda de outros parceiros, como Cine Teatro Recreio, Memorial dos Autonomistas, Fundação Garibaldi Brasil, Biblioteca Pública e Biblioteca da Floresta.

O projeto Cinema das Ideias visa a aproximar o público universitário e não universitário da grande produção documental feita no Brasil e no mundo, incentivando o gosto pelo documentário, pelo cinema não ficcional, seja ele de caráter político, filosófico, artístico e histórico. Busca, ainda, compartilhar ideias dos setores mais variados, criando uma transversalidade e pluralidade de debates e proporcionando ao espectador uma conscientização maior sobre o mundo ao seu redor.

Humano, demasiado humano

O documentário Humano, demasiado Humano aborda a semente do pensamento disseminado por Nietzsche no século XIX, discutindo os conceitos do existencialismo e da psicanálise. O longa-metragem conta com entrevistas de grandes estudiosos do pensamento e da vida de Nietzsche, entre eles, Ronald Hayman e Leslie Chamberlain (biógrafos de Nietzsche), Andrea Bollinger (arquivista), Reg Hollingdale (tradutor), Will Self (escritor) e Keith Ansell Pearson (filosofa).

Além disso, o filme mostra o papel da irmã de Nietzsche na edição de suas obras para o uso como propaganda nazista. Conta, também, com partes de prosas aforísticas extraídas de obras como a parábola de um louco e Assim falou Zaratustra.

Quando: 23 de fevereiro (sábado) às 19h.

Onde: Sala de Cinema do Sesc Centro.

Entrada: gratuita.

Conversação: professor Guilherme Cunha (CFCH/Ufac).