Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Cinema das Ideias exibe filme “Que bom te ver viva” na Biblioteca da Floresta

Cinema das Ideias exibe filme “Que bom te ver viva” na Biblioteca da Floresta

por Ascom02 publicado 18/03/2013 09h28, última modificação 18/03/2013 09h28

A Universidade Federal do Acre (Ufac) apresenta neste sábado, 23, às 19h, na Biblioteca da Floresta, o documentário Que bom te ver viva. A exibição faz parte das atividades do projeto de extensão Cinema das Ideias.

O filme aborda a tortura durante o período de Ditadura Militar no Brasil, mostrando como suas vítimas sobreviveram e como encaram aqueles anos de violência duas décadas depois. Que bom te ver viva mistura os delírios e fantasias de uma personagem anônima, interpretada pela atriz Irene Ravache, alinhavados aos depoimentos de oito ex-presas políticas brasileiras que viveram situações de tortura. O filme mostra o preço que essas mulheres pagaram, e ainda pagam, por terem sobrevivido lúcidas à experiência de tortura.

Desenvolvido em parceria com o Sesc, o Cinema das Ideias realizou, em 2012, mostras de documentários com diversos temas para a comunidade universitária e o público externo. A equipe é formada por duas alunas e pelo professor de filosofia da Ufac, Miguel Ângelo. O projeto conta com o beneficio do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) e com a ajuda de outros parceiros, como Cine Teatro Recreio, Memorial dos Autonomistas, Fundação Garibaldi Brasil, Biblioteca Pública e Biblioteca da Floresta.

O projeto Cinema das Ideias visa a aproximar o público universitário e não universitário da grande produção documental feita no Brasil e no mundo, incentivando o gosto pelo documentário, pelo cinema não ficcional, seja ele de caráter político, filosófico, artístico e histórico. Busca, ainda, compartilhar ideias dos setores mais variados, criando uma transversalidade e pluralidade de debates e proporcionando ao espectador uma conscientização maior sobre o mundo ao seu redor.

Local: Biblioteca da Floresta

Conversação: Prof. Vicente Gil (curso de História da Ufac)