Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Cinema das Ideias exibe o filme ‘A guerra que você não vê’ no Sesc-Centro

Cinema das Ideias exibe o filme ‘A guerra que você não vê’ no Sesc-Centro

por Ascom02 publicado 19/07/2013 09h30, última modificação 22/07/2013 09h49

A Universidade Federal do Acre (Ufac) apresenta, no dia 27, às 19h, no auditório do Sesc-Centro, o documentário “A guerra que você não vê”. A exibição faz parte das atividades do projeto de extensão Cinema das Ideias.

O documentário expõe como os grandes meios de comunicação dos países imperialistas (assim como seus representantes nos países periféricos) manipulam as informações com o objetivo de justificar suas guerras de rapina e outras políticas contrárias aos interesses das maiorias populares. John Pilger, diretor do filme, revela como estes meios agem de modo orquestrado para beneficiar as políticas imperialistas dos Estados Unidos, por exemplo, e de seus agentes no Oriente Médio (Israel). A vida humana nada conta para essas potências imperialistas (ou sub-imperialistas) nem para a mídia que as defende. Nada está por cima dos interesses econômicos ou estratégicos militares dos estados e grupos econômicos que exercem a hegemonia política no planeta. As cenas das atrocidades cometidas no Iraque, no Afeganistão e na Palestina são amostras do grau de perversidade a que se pode chegar com o objetivo de garantir privilégios.

Desenvolvido em parceria com o Sesc, o Cinema das Ideias realizou, em 2012, mostras de documentários com diversos temas para a comunidade universitária e o público externo. A equipe é formada por duas alunas e pelo professor de filosofia da Ufac, Miguel Ângelo. O projeto conta com o benefício do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) e com a ajuda de outros parceiros, como Cine Teatro Recreio, Memorial dos Autonomistas, Biblioteca Pública e Biblioteca da Floresta.

O projeto Cinema das Ideias visa a aproximar o público universitário e não universitário da grande produção documental feita no Brasil e no mundo, incentivando o gosto pelo documentário, pelo cinema não ficcional, seja ele de caráter político, filosófico, artístico e histórico. Busca, ainda, compartilhar ideias dos setores mais variados, criando uma transversalidade e pluralidade de debates e proporcionando ao espectador uma conscientização maior sobre o mundo ao seu redor.

Data: 27 de julho (sábado).

Local: Sesc-Centro.

Horário: 19h.

Conversação: jornalista Francisco Dandão (Ascom-Ufac), doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP).