Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > CNPq lança chamada pública para ofertas de bolsas
conteúdo

CNPq lança chamada pública para ofertas de bolsas

por Ascom02 publicado 24/05/2016 16h30, última modificação 24/05/2016 23h14

Estão abertos os prazos para submissão de propostas de bolsas de Produtividade em Pesquisa e bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O lançamento da chamada foi feito na edição desta segunda-feira, 23, do Diário Oficial. Interessados têm até o dia 12 de agosto para apresentação de propostas.

A chamada para as bolsas de Produtividade em Pesquisa tem por finalidade valorizar pesquisadores que possuam produção científica de destaque entre seus pares em suas respectivas áreas de conhecimento e incentivar o aumento da produção científica de qualidade. No caso das bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, a ideia é valorizar pesquisadores cujos perfis e projetos de pesquisa sejam voltados para o desenvolvimento tecnológico e indutores de inovações em suas respectivas áreas do conhecimento, incentivando a disseminação da cultura, da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica.

Para participar da seleção, os proponentes devem atender aos requisitos de possuir título de doutor ou perfil científico equivalente, ter currículo cadastrado na plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta, e manter vínculo formal com a instituição de execução do projeto. Só será aceita uma submissão por proponente. A seleção das propostas será realizada a partir de análises e avaliações comparativas, que incluirão quatro etapas: análise pela área técnica do CNPq; análise pelos consultores ad hoc; análise, julgamento e classificação pelos Comitês de Assessoramento; e análise pela Diretoria Executiva do CNPq.

As propostas, acompanhadas de arquivo contendo o projeto, devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet, utilizando-se formulário de propostas on-line, disponível na plataforma Carlos Chagas. Mais informações podem ser obtidas na página do CNPq dedicada às chamadas públicas.

Postado em: 24/5/2016