Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Colégio de aplicação lança revista científica

Colégio de aplicação lança revista científica

por Ascom02 publicado 12/12/2014 09h03, última modificação 12/12/2014 09h03
Voltada à comunidade acadêmica, publicação tem acesso livre na internet

O Colégio de Aplicação (CAp) acaba de lançar a primeira edição da revista  de caráter científico da instituição: a South American Journal of Basic Education, Technical and Technological. A publicação de periodicidade semestral tem como objetivo tornar-se um novo canal de comunicação com a comunidade científica. A revista é aberta a toda comunidade acadêmica e veiculada livremente pela internet.

A ideia é oportunizar a abertura de espaços para publicação de trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica de universidades, institutos, faculdades, centros de pesquisa e escolas de ensino básico técnico e tecnológico da América do Sul.  Já disponível na internet, a primeira edição traz 20 artigos científicos de professores do CAp, da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) e do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) divididos em 194 páginas.

As seções englobam artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de casos, relatos de experiência, artigo de opinião e editoriais em áreas como biologia, química, física, matemática, informática, geografia, história, humanidades, filosofia, sociologia, teologia, português, literatura, inglês, espanhol, libras, artes, música e engenharias.

“Trata-se de uma revista multidisciplinar e científica como várias outras do país, mas com a peculiaridade de atender não só o magistério superior, mas às áreas do ensino básico que, muitas vezes, não é foco nas revistas tradicionais. O objetivo da revista é tornar-se mais um canal de comunicação não só do CAp, mas para toda a América Latina”, justifica o editor-chefe da publicação, professor Dionatas Meneguetti.

A revista está vinculada ao Grupo de Estudo em Saúde, Educação e Biodiversidade (Geseb) e ao Grupo de Estudos da Educação, Cultura, Arte e Linguagem (Gecal) do CAp. O projeto é desenvolvido com recursos próprios e apoio da Universidade Federal do Acre. O registro retirado junto à Editora da Ufac (Edufac) é para publicação exclusivamente online. O próximo passo da equipe de professores é profissionalizar um terceiro grupo de pesquisa dentro da instituição para formar um núcleo de pesquisa em educação a partir do qual se angariará mais recursos para pesquisa.

“O CAp nos anos de 2013 e 2014 tem sofrido uma verdadeira revolução no tripé ensino, pesquisa e extensão. Temos atualmente financiados seis projetos de extensão e sete de pesquisa com um terceiro grupo de pesquisa em biologia e atividade de campo a caminho. Nossa meta é transformar o colégio de aplicação em referência em políticas educacionais em âmbito federal”, anima-se o editor de seção história e humanidades, Reginâmio Bonifácio.

Acesse a revista aqui.

Postado em: 12/12/2014