Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Colóquio de psicologia e fórum sobre drogas iniciam na Ufac

Colóquio de psicologia e fórum sobre drogas iniciam na Ufac

por Ascom02 publicado 17/10/2016 11h25, última modificação 17/10/2016 13h24

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), realizou na tarde desta segunda-feira, 17, na sala ambiente do bloco Edilberto Parigot de Souza Filho, a abertura do 2º Colóquio do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação, Neurociência e Cognição (CGPPENC) e 2º Fórum Drogas: Direitos, Prevenção e Cuidados em Rede.

O evento acontece até sexta, 21, e discute temas como a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação, análise cognitiva, sexualidade na infância, autoridade docente e violência escolar, mal-estar docente e políticas públicas no combate às drogas. É direcionado a estudantes e professores e aberto à comunidade externa.

Participaram da solenidade de abertura o diretor do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela), professor Itamar Miranda da Silva, e a coordenadora-geral do evento, professora Maria Salete Peixoto Gonçalves.

Itamar deu as boas-vindas aos participantes e reafirmou o compromisso da administração superior em apoiar a realização do evento. “Este é o momento que dá sentido à universidade, essas interações em busca de gerar conhecimento”, disse. “É um momento rico.”

Para a coordenadora do evento, a psicologia é o lado da ciência que observa o humano e faz a ligação entre os temas tratados no evento. “A psicologia vem com a vertente e a possibilidade de discutir essas temáticas, uma vez que todas elas são inerentes ao ser humano”, afirmou Salete. “Esse evento é uma oportunidade de interlocução com a sociedade, é um diálogo aberto para todos.”

O primeiro dia de evento contou com a conferência “As Contribuições das Neurociências para a Identificação de Crianças com Altas Habilidades/Superdotação”, da professora Angélica Piovesan, da Universidade Tiradentes, de Sergipe.

“A necessidade de identificação de crianças superdotadas passa por questões sociais e culturais. Precisamos ajudar no desenvolvimento dessas crianças, para que possam contribuir com o futuro da sociedade”, disse Angélica. “A universidade tem infraestrutura e mão de obra para ajudar no desenvolvimento dessas crianças que podem ser nossos próximos cientistas. Eles são o futuro do país.”

Inscrições para o evento podem ser feitas no site sistemas.ufac.br/cgppenc2014.

Postado em: 17/10/2016