Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Reitora e presidente da SBPC apresentam cartaz da 66ª Reunião Anual a governador do Acre

por Ascom02 publicado 10/10/2013 15h45, última modificação 11/10/2013 08h25

Dirigentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Universidade Federal do Acre (Ufac) foram recebidos na manhã desta quinta-feira, 10, pelo governador Tião Viana, em seu gabinete. O motivo da visita foi a apresentação do material gráfico da 66ª Reunião Anual da SBPC, que acontece em Rio Branco, no campus da Ufac, de 22 a 27 de julho de 2014.

O evento é considerado um dos mais importantes da ciência brasileira e reúne participantes de diversos países.  Durante a conversa, a presidente da SBPC, Helena Nader, e a reitora em exercício, Guida Aquino, pediram o apoio do governo do Estado na organização da logística do evento para garantir hospedagem e alimentação dos participantes. O público estimado é de 10 mil pessoas.

Segundo Helena, a 66ª reunião da SBPC será um marco em Rio Branco e trará novidades. “O acriano pode ter certeza de que a Ufac, com todos os seus parceiros, e a SBPC vão dar o melhor de si para fazer deste evento o melhor dos últimos anos”, declarou ela. “Queremos trazer a família pra dentro da universidade no fim de semana, fazendo atividades da ciência, para eles verem que a ciência está no dia a dia da vida, no cotidiano. Vai ser uma novidade o ‘Dia da Família na Ciência’. Nunca fizemos isso antes e vamos fazer aqui em Rio Branco”.

Ainda pela primeira vez, a reunião contará com as parcerias internacionais de China, Índia, Estados Unidos e Europa para um dia de atividades de temas de interesse desses lugares.

Para Guida Aquino, é uma alegria promover um evento desse nível. “Estamos muito felizes de sermos os anfitriões dessa reunião tão importante, um evento de magnitude e que vai receber vários países”, destacou. “É uma grande responsabilidade e, com certeza, vai impactar na discussão de ciência e tecnologia tanto no Estado como internamente na nossa universidade”.

Lançamento do cartaz da 66ª Reunião Anual da SBPC

Dando continuidade à promoção do evento, a Ufac reuniu no fim desta manhã de quinta-feira, 10, autoridades locais, pró-reitores, diretores, coordenadores e técnico-administrativos para o lançamento oficial do cartaz da 66ª Reunião Anual da SBPC.

A arte gráfica foi concebida pela subcomissão de Comunicação Visual do evento. Foram escolhidos elementos regionais para ilustrar a Amazônia Continental, presente em nove países da América Latina. Seu manto abrange elementos cotidianos de tecnologia, a fim de mostrar, simplificadamente, a riqueza da floresta e a sua tecnologia.

Também foi idealizada uma malha exata de 66 linhas, que fazem alusão ao número de edições da reunião. Linhas e colunas são conectadas por pontos, simbolizando pontos de sinapses: a mesma forma como os neurônios transmitem informações e expressando a ideia de disseminação do conhecimento que será gerado.

Na oportunidade, Guida Aquino agradeceu a presença de todos e o empenho da comissão, que tem trabalhado constantemente para manter a agenda em dia. Segundo ela, o momento marca efetivamente o início das atividades.

Postado em: 10/10/2013