Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Comitiva da Fiocruz visita a Ufac

Comitiva da Fiocruz visita a Ufac

por Ascom02 publicado 31/01/2013 15h03, última modificação 31/01/2013 15h03

Comitiva da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), composta por 12 integrantes, esteve nesta quinta-feira, 31, pela manhã, no campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre (Ufac), para tratar de cooperação na área de saúde entre as instituições.

Recentemente, a Fiocruz, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) e com o governo do Estado, abriu processo seletivo para 25 vagas de doutorado destinadas a servidores e docentes do Ifac, no campo das ciências biológicas.

Segundo a diretora da Fiocruz, Tania Cremonini de Araújo-Jorge, a instituição pretende expandir suas ações também junto à Ufac. “Esta região, devido à sua biodiversidade, apresenta objetos de investigação científica em potencial”, disse a diretora, complementando: “A Fiocruz aposta nas parcerias entre as instituições, promovendo a qualificação de pesquisadores e contribuindo para o desenvolvimento científico e social”.

Na ocasião, os integrantes da comitiva reuniram-se com o reitor Minoru Kinpara e, em seguida, foram acompanhados pelo assessor de Cooperação Interinstitucional da Ufac, Altino Farias de Morais, em visita a alguns espaços físicos da universidade, como o Centro de Ciência da Saúde e do Desporto. Também visitaram as obras do Centro de Excelência de Energia do Acre (CEEAC), ao qual foram apresentados pelo deputado federal Sibá Machado (PT-AC). O centro contará com salas de aula, estrutura administrativa, auditório e laboratório.

Fiocruz

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Fiocruz é uma instituição referência na América Latina, no que concerne à ciência e à tecnologia em saúde. Entre seus objetivos estão a produção e o compartilhamento do conhecimento no sentido de consolidar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo, desse modo, as desigualdades sociais e favorecendo a cidadania. A cooperação e a integração, bem como o compromisso socioambiental estão entre seus valores.