Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Conheça um pouco da história do estado que sedia a SBPC
conteúdo

Conheça um pouco da história do estado que sedia a SBPC

por Ascom02 publicado 20/07/2014 09h40, última modificação 21/07/2014 09h36

O Acre foi o último estado a ser anexado ao Brasil. Inicialmente, o território pertencia à Bolívia e não tinha muitos habitantes. A população só aumentou com a chegada dos nordestinos recrutados para a extração do látex por volta de 1877.

Para o historiador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Francisco Bento, na medida em que os nordestinos penetravam na floresta em busca de extrair o látex das seringueiras, eles colonizavam o local. Quando os bolivianos perceberam esse movimento, decidiram assumir a região, porém foram rechaçados pelos colonos brasileiros, que não aceitavam se submeter ao domínio da Bolívia.

A partir de então, se sucederam revoltas armadas envolvendo a população local e os bolivianos. A fase ficou conhecida como Revolução Acreana e culminou com a anexação do território do Acre ao Brasil.

No entanto, o Acre não se tornou um estado com autonomia e, sim, um território administrado por pessoas indicadas pelo Presidente da República, o que ocasionou conflitos. Foi somente em 15 de junho de 1962 que o Acre passou a categoria de Estado.

Acre em Números - Segundo dados do IBGE referentes ao ano de 2010, o Estado tem extensão de 164 123,040 km², habitado por 733 559 pessoas e é dividido em 22 municípios. O mais populoso deles é a capital, Rio Branco, com mais de 300 mil habitantes. Segundo o pesquisador Bento, o modelo de desenvolvimento econômico da região baseia-se, primordialmente, na pecuária e na extração da madeira.

Postado em: 20/7/2014