Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Conselho Universitário da Ufac tem novos titulares

Conselho Universitário da Ufac tem novos titulares

por Ascom-01 publicado 19/12/2014 15h14, última modificação 19/12/2014 15h14

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, empossou os novos membros do Conselho Universitário (Consu) da instituição, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 19, no campus de Rio Branco. Cento e sessenta e três representantes dos vários segmentos universitários (discentes, docentes e servidores administrativos) foram investidos para um ano de mandato no órgão deliberativo.

Antes, porém, da posse dos novos membros do Consu, uma última sessão com a participação dos antigos integrantes foi realizada, oportunidade em que foram apreciados os seguintes assuntos: homologação da “Resolução ‘ad referendum’ da Reitoria nº 17”;  e homologação de uma decisão do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) sobre a revalidação de um diploma de Engenharia Civil.

Competências do Conselho Universitário

Órgão deliberativo de máxima importância na vida das universidades. São múltiplas as competências dos conselhos universitários. Entre estas competências, pode-se citar a apreciação e o julgamento de recursos contra atos do reitor; e a deliberação sobre a atribuição de títulos propostos pelos seus membros de professor emérito, técnico-administrativo emérito, professor “honoris causa” e doutor “honoris causa”.

Além disso, cabe ainda ao Conselho Universitário aprovar a desativação temporária e a extinção de curso de graduação ou pós-graduação; deliberar sobre a suspensão temporária, total ou parcial de atividades universitárias; dispor sobre os símbolos da instituição; reconhecer órgãos de representação estudantil; e apreciar e julgar os recursos administrativos contra decisões dos diversos conselhos da instituição.

Postado em: 19/12/2014