Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Consu da Ufac empossa 81 conselheiros

Consu da Ufac empossa 81 conselheiros

por Ascom02 publicado 14/11/2013 15h25, última modificação 14/11/2013 15h41

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal do Acre (Ufac) empossou 81 conselheiros e seus suplentes na tarde dessa quarta-feira, 13.  Os conselheiros farão parte da gestão 2013-2014. De acordo com a Assessoria do Órgão dos Colegiados Superiores, foi a eleição com a maior procura, nos últimos anos, de discentes e técnico-administrativos para compor o quadro do Consu.

O Consu da Ufac é o maior do país. De acordo com o reitor da instituição, Minoru Kinpara, presidente do conselho, este tem o maior número de representantes dentre as universidades do Brasil. “É um privilégio, mas demanda grande responsabilidade”, disse.

“Nossa intenção é colocar a universidade em um patamar elevado, onde ela realmente merece estar”, comentou a vice-presidente do Consu, Guida Aquino, enquanto parabenizava a nova formação e reafirmava o compromisso de todos em trabalhar para melhorar a instituição.

Função do Consu

O Consu é o órgão colegiado legislador de maior poder dentro de uma universidade. Suas funções são: traçar as diretrizes adotadas pela universidade, além de supervisionar sua execução; fixar anualmente o número de vagas para o concurso vestibular; aprovar o regimento; emendar o estatuto da universidade; deliberar sobre a criação e extinção de cursos de graduação, entre outras.

Composição

O Consu é composto pelo reitor da universidade; pela vice-reitora; pelos pró-reitores; pelos diretores de centro; por representantes dos colegiados de curso de graduação e pós-graduação, das unidades especiais, dos órgãos integradores, dos técnico-administrativos, dos discentes e de entidades da sociedade civil organizada.

Postado em: 14/11/2013