Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Cônsul-geral de Cuba visita a Ufac

Cônsul-geral de Cuba visita a Ufac

por Ascom02 publicado 27/01/2015 08h03, última modificação 27/01/2015 08h03

O cônsul-geral de Cuba em Manaus, Turcios Miguel Esquivel Lopez, esteve no gabinete do reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, na tarde desta segunda-feira, 26, para tratar de possíveis acordos de cooperação entre Brasil e Cuba também no Estado do Acre. Lopez citou a familiaridade entre os dois países e destacou o potencial cubano especialmente na área de medicina e produção de fármacos. A visita faz parte da agenda oficial do cônsul no Acre, onde ele permanece até a próxima quinta-feira, 29.

“Queremos estabelecer e incrementar parcerias entre as diversas universidades cubanas e a Universidade Federal do Acre. Estamos dispostos a contribuir com alunos e professores na graduação e na pós-graduação, através de pesquisas nas mais diversas áreas”, afirmou o cônsul, que não deixou de enfatizar o destaque do país na formação médica. Segundo Lopez, Cuba conta com 43 universidades, 15 das quais de Medicina. Atualmente, cerca de 2.200 brasileiros estabeleceram residência no país para estudar. No Acre, 125 profissionais cubanos integram o programa “Mais Médicos”, do governo federal.

Kinpara agradeceu a visita do representante do governo cubano e relembrou a existência de uma parceria antiga. “Durante muito tempo mantivemos no nosso quadro professores cubanos, não só nas licenciaturas como no bacharelado. Hoje, temos, no curso de Medicina, um professor formado em universidade cubana. Ou seja, a ligação nunca se desfez por completo”, disse o reitor. “O que vemos, aqui, é a possibilidade real de reatar uma velha relação com possibilidades enormes para ambos os lados.”

Com a disponibilidade de apoio de ambos os lados, a visita acenou para a assinatura de um possível convênio entre as partes. Inicialmente, pensa-se em apoios voltados a linhas de pesquisas, mobilidade acadêmica e vinda de professores. “É com grande satisfação que nós recebemos o cônsul, aqui, na nossa instituição, vislumbrando certamente novos apoios de cooperação”, avaliou a vice-reitora e assessora de Cooperação Interinstitucional, Guida Aquino. “Vamos, a partir daqui, estreitar relações visando a intercâmbios entre alunos, avanço em pós-graduação, apoio para o curso de Medicina e muito mais. Saímos daqui com a certeza de que essa é uma parceria que tem tudo para somar no futuro.”

A reunião com o cônsul cubano contou ainda com a presença da pró-reitora de Graduação, Socorro Neri; do coordenador e da vice-coordenadora do curso de Medicina da Ufac, Rodrigo Silveira e Carla Colturato; do professor do curso de Medicina, Pablo Rodrigo Andrade; da diretora do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Raimunda Araruna, além do secretário da Assessoria de Assuntos Interinstitucionais, Gabriel Dias.

Postado em: 27/1/2015

(Ascom-Ufac)