Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Consumir frutas pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer
conteúdo

Consumir frutas pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer

por glauco publicado 05/08/2015 11h10, última modificação 05/08/2015 12h21
Quem não come frutas e não tem uma alimentação saudável apresenta maiores chances de desenvolver doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes

Consumir frutas e hortaliças faz parte de uma alimentação saudável e pode reduzir o risco de doenças. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam o consumo de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças diariamente. Em pesquisa recente, o MS descobriu que menos de 25% dos brasileiros consome a quantidade recomendada.

A professora do curso de Nutrição da Ufac, Bruna Viana diz que frutas são importantes na composição de uma dieta saudável. “São fontes de micronutrientes, fibras e de outros componentes com propriedades funcionais”, explicou Viana. Consumir frutas pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Também ajuda na manutenção saudável do peso corporal, pois apresentam poucas calorias em relação à quantidade de alimento consumido.

melancia

Uma das principais funções da fruta na alimentação é a hidratação. Melancia, abacaxi, maçã e laranja são algumas das que apresentam elevada concentração de água, sendo as mais recomendadas para esta função. “Cada fruta tem suas particularidades, o importante é que haja uma variedade no consumo para que mais benefícios sejam usufruídos”, recomendou Viana.

O MS realiza, desde 2006, a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Em 2014, foram entrevistados quase 41 mil pessoas com mais de 18 anos, residentes de todas as capitais brasileiras e do Distrito Federal, entre fevereiro e dezembro de 2014.

Dados da pesquisa Vigitel 2014 mostram que apenas um quarto da população brasileira (24,1%) consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em cinco ou mais dias da semana. melancia 02

Quem não come frutas e não tem uma alimentação saudável tem maior chance de desenvolver doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes. O que acaba gerando uma carga maior para o Sistema Único de Saúde (SUS). Já quem consome mais frutas e hortaliças tende a levar uma vida mais saudável e reduzir em até 36% o risco de morte em relação a quem não consome.

Efeito inverso

Bruna Viana alerta que consumir uma quantidade de fruta maior que a recomendada pode fazer com que você consuma menos de outros alimentos também importantes. “Além do que se em excesso, as frutas podem sim levar ao ganho de peso, que entre outros motivos, pode ser decorrente da frutose, que é um tipo de açúcar”, complementou Viana.

Aldenio Pascoal de Oliveira vende há 19 anos frutas no bairro Estação Experimental

Guia de alimentos regionais

O Ministério da Saúde lançou em abril deste ano, o livro “Alimentos Regionais Brasileiros”, com comidas típicas de cada região e dicas de como cozinhar com mais saúde. O objetivo é estimular a população para o consumo de alimentação saudável capaz de promover saúde e mais qualidade de vida, reduzindo a obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças.

capaAlém de orientar sobre o tipo de alimento (características e uso culinário), a obra “Alimentos Regionais” traz informações de como comer e preparar a refeição, uma lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas, ressaltando a diversidade cultural brasileira. A intenção é proporcionar à população o conhecimento das mais variadas espécies de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, cereais, ervas, entre outras existentes no país.

Confira todas as receitas do livro “Alimentos Regionais Brasileiros

Postado em: 5/8/2015.