Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Curso de Escola de Jornalismo Científico começa no Acre

Curso de Escola de Jornalismo Científico começa no Acre

por Ascom-01 publicado 21/07/2014 15h53, última modificação 21/07/2014 15h53
Alunos de várias partes do país desenvolvem múltiplas atividades

A visita à casa de Chico Mendes, em Xapuri, foi o ponto alto do início das atividades do terceiro dia, nessa sexta-feira, 18, do curso da Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC), em Rio Branco. No mesmo dia foi realizada uma visita ao Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro, onde são desenvolvidas ações de proteção aos 1.125 quilômetros de fronteira que separam o Brasil da Bolívia e do Peru. Assim, antes do início da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nesta terça-feira, 22, os alunos aprenderam um pouco sobre a realidade da Amazônia e do Acre.

O curso começou no dia 16 (quarta-feira), na Universidade Federal do Acre (Ufac) e irá até o dia 29. A proposta é despertar o interesse de futuros jornalistas na cobertura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), bem como fornecer conhecimentos básicos, teóricos e práticos, numa perspectiva crítica, para a futura atuação na área. Participam da EBJC 15 alunos de diferentes regiões do país.

Pareceria entre EBJC, SBPC, Ufac e 4o BIS

Os alunos estão hospedados no 4o Batalhão de Infantaria de Selva (4o BIS), comandado pelo coronel João Augusto Vargas Ávila, que, junto com a Ufac e a SBPC oferecem apoio logístico e infraestrutura para a realização do curso (alojamento, transporte, alimentação e laboratório para as aulas).

No 4o BIS, o coronel Ávila explicou à turma de alunos da EBJC-2014 como é a atuação do Exército em diversas situações: combate e atividades de apoio à sociedade. Para esta segunda-feira, 21, novas aulas estão programas, bem como uma entrevista coletiva com o reitor da Ufac, Minoru Kinpara.

Os alunos da EBJC farão cobertura da 66a SBPC e de suas múltiplas conferências, mesas-redondas, SBPC Indígena, Jovem e Cultural. Para isso, estarão divididos em duplas, sob a orientação contínua dos professores. A cobertura do evento será realizada em diferentes formatos: textos, vídeos, áudio, fotos, entre outros, e serão, posteriormente, publicadas no site da EBJC.  Os alunos já estão usando algumas das redes sociais, como facebook e twitter, para postarem fotos de suas atividades pedagógicas e culturais na cidade

A EBJC é uma realização do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade”, do Labjor/Unicamp. A escola é coordenada pelas jornalistas e pesquisadoras Graça Caldas e Adriana Cohen. Conta, ainda, com a participação das professoras Kátia Zanvettor (Univap/Labjor), Joice Santos (Museu Goeldi) e dos professores da Ufac, o biólogo Marcos Silveira e o jornalista Maurício Bittencourt.  Herton Escobar, jornalista do jornal “O Estado de S. Paulo”, ganhador do Prêmio José Reis de Jornalismo Científico deste ano, também integra a equipe de professores.

A realização do curso contou com o apoio e financiamento do Labjor/Unicamp, SBPC, CNPq, Capes, Fapeam, Intercom, SBPJor, FNPJ.

Acompanhe as atividades em www.ebjc.com.br

Postado em: 21/7/2014

(Ascom-Ufac, com release EBJC)