Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Curso de Música da Ufac promove oficina e workshop sobre regência de bandas

Curso de Música da Ufac promove oficina e workshop sobre regência de bandas

por Ascom02 publicado 08/12/2014 11h18, última modificação 08/12/2014 11h18

O curso de Música da Universidade Federal do Acre (Ufac), por iniciativa do professor Leonardo Feichas, promove dois eventos nos próximos dias: uma oficina e um workshop de regência de bandas. A oficina está marcada para as 14h do dia 12, na Usina de Artes João Donato.  O workshop, por sua vez, está previsto para o dia 15, também a partir das 14h, na Escola Acreana de Música.

Ambas as atividades serão ministradas pelo professor Alexandre Takahama, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Takahama é doutor em Música pela Unicamp, estreou como maestro no Teatro Municipal de São Paulo em um concerto sinfônico no ano de 2003, tornando-se, posteriormente, regente assistente do maestro Jamil Maluf na Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo, com a qual dirigiu inúmeros concertos sinfônicos e balés.

Além disso, convém ressaltar que o estágio doutoral do professor Alexandre Takahama foi realizado junto à The Israeli Opera, em Tel Aviv, Israel, destacando-se posteriormente como assistente de Direção Musical nas produções das óperas Les Pêcheurs de Perles de G. Bizet, Die Zauberflöte de W. A. Mozart, Andrea Chénier, de U. Giordano e Hänsel.

1. Oficina de regência de bandas

Ementa: Esta oficina pretende oferecer aos participantes um referencial para o ensino coletivo de música em diversos contextos educativos, na perspectiva da regência instrumental, com ênfase nas bandas de música. Serão abordados os seguintes conteúdos: técnica de regência, repertório para bandas, estudo da partitura, dinâmica de ensaio e estruturação e organização das bandas de música.

Público-alvo: professores de música, alunos do curso de Música, instrumentistas e regentes.

Carga horária: 4 a 6 horas

Local e horário: dia 12/12, às 14h, na Usina de Artes João Donato.

2. Workshop de regência

Ementa: Neste workshop serão abordadas, na prática, questões sobre dinâmica de ensaio. Aspectos técnicos da regência serão trabalhados com os participantes, que deverão reger um pequeno conjunto instrumental.

Carga horária: 3 a 4 horas

Local e horário: dia 15/12, às 14h, na Escola Acreana de Música.

Postado em: 8/12/2014