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Curso de Pedagogia recebe quatro estrelas do Guia do Estudante

por Ascom02 publicado 24/09/2014 08h34, última modificação 24/09/2014 08h34
Avaliação leva em conta corpo docente, produção científica e instalações físicas oferecidas

O curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu quatro estrelas do Guia do Estudante de Profissões Vestibular 2015. A publicação da editora Abril avalia cursos de instituições de todo o país há 24 anos.  A classificação varia entre bom (três estrelas), muito bom (quatro estrelas) e excelente (cinco estrelas). O Guia com o novo resultado passa a circular nas bancas de todo o país a partir do dia 10 de outubro.

Essa não é a primeira vez que o curso da Ufac é avaliado. No ano passado, a graduação recebeu o mesmo conceito. “Conseguimos manter as quatro estrelas e ficamos felizes com o resultado. Acredito que isso se deve a um trabalho coletivo que envolve a coordenação, os colegiados e o próprio Centro de Educação, Letras e Artes ao qual estamos vinculados”, avalia a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Franciana Carneiro de Castro. “O resultado acaba sendo uma consequência do fortalecimento das nossas ações formativas voltadas à pesquisa, ensino e extensão”, ressalta.

Atualmente, o curso de Pedagogia da Ufac conta com um corpo docente de dois especialistas, 7 mestres e 22 doutores. Ao todo, entre Rio Branco e Xapuri, 229 estudantes frequentam as aulas oferecidas no turno vespertino. O curso tem uma carga horária total de 3525 horas divididas em quatro anos. Até o final do ano, serão inaugurados dois laboratórios que servirão para pesquisa dos estudantes.

Avaliação

Durante nove meses, os profissionais do Guia do Estudante contam com a ajuda de professores e coordenadores de mais de duas mil faculdades brasileiras para atribuir os conceitos aos cursos avaliados.  As estrelas são concedidas com base em informações fornecidas pela coordenação de cada curso que recebe um questionário no primeiro semestre de cada ano. O documento enviado para os educadores é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas, por exemplo.  O resultado é uma pesquisa de opinião que reflete a imagem que o curso tem perante a própria comunidade acadêmica.

Para participar da avaliação a faculdade tem de ter titulação de bacharelado (as exceções são Pedagogia e Educação Física), a data de conclusão da primeira turma tem de ser igual ou inferior a 2010, o curso tem de ser presencial e tem de não só ter turma em andamento como processos seletivos para próximas turmas.

Postado em: 24/9/2014