Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Curso de Veterinária da Ufac ganhará hospital em breve

Curso de Veterinária da Ufac ganhará hospital em breve

por Ascom02 publicado 22/05/2013 15h15, última modificação 22/05/2013 15h15

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi criado em agosto de 2009 e forma sua primeira turma em 2014. O corpo docente é formado por cerca de 30 professores. Destes, 60% são doutores e 40% são mestres.

Nos próximos meses será entregue o Hospital Veterinário da Ufac. “O hospital está em fase de conclusão. Os equipamentos já foram entregues à universidade e falta apenas autorização para instalação”, informa o coordenador pro tempore do curso de veterinária, Leonardo Melchior.

Serão contratados dois médicos veterinários para atuar na unidade. No hospital, será realizado um atendimento didático. Entre os serviços que serão oferecidos, estão a clínica médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais, serviços laboratoriais e diagnósticos primários. Além disso, será oferecido um treinamento de mão de obra rural, para capacitar os profissionais que trabalham nas fazendas e colônias da região.

Ainda na área de investimentos para o curso, está em fase de construção o novo bloco de salas de aula. Na área docente, estão sendo contratados mais três novos professores e já foram disponibilizadas mais duas vagas para concurso público.

Os docentes do curso trabalham com diversos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), como orientadores de alunos e monitoria voluntária e remunerada.

Entre os projetos, destaca-se o “Balde Cheio”, uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Ufac que trabalha com o aumento da produção de leite de pequenos produtores.

Entre os planos para o futuro, está a implantação de uma residência e de um mestrado. “Este mestrado trará recurso para o curso, além de melhorar a qualidade de ensino”, explica o coordenador Melchior.