Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Delegação do campus Floresta participa de seminário em Natal

Delegação do campus Floresta participa de seminário em Natal

por Ascom02 publicado 25/03/2015 15h13, última modificação 25/03/2015 15h13

Para alguns estudantes não há distância ou limites para a busca do conhecimento. Alunos, professores e técnico-administrativos da Universidade Federal do Acre (Ufac), do campus Floresta, mais especificamente do curso de Pedagogia, viajaram, via terrestre, de Cruzeiro do Sul até uma das cidades mais conhecidas do Nordeste brasileiro — Natal-RN, em um trajeto de mais de 5 mil quilômetros. Eles saíram do Acre para participar do 3º Seminário Internacional Diálogo com Paulo Freire, que acontece de hoje, 25, até sábado, 28.

Os estudantes embarcaram nessa viagem de cinco dias com apoio da Reitoria da Ufac, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). No evento, a delegação da universidade acriana apresenta trabalhos oriundos de pesquisas realizadas em sua cidade, cujos resultados trazem reflexões pertinentes sobre a profissão docente, baseadas nas concepções de Paulo Freire.

Para a coordenadora de Pedagogia, Maria Aldecy Rodrigues de Lima, é preciso romper barreiras para a aquisição do conhecimento. “A formação humana e acadêmica se alarga para além dos quadrantes de uma sala de aula, para além dos limites da geografia, no rompimento das fronteiras”, explicou. “As horas de viagem se transformam em conhecimento, enveredando-se na tarefa do saber mais. Queremos compartilhar a feitura de nossas travessias, dividindo e adquirido saberes e culturas na cidade do sol, nas ideias de Paulo Freire.”

A vice-coordenadora do curso, Sonia Elina Sampaio Enes, acredita que é fundamental inserir os alunos na pesquisa, mas que também é necessário que seus resultados sejam divulgados e promovam mudanças benéficas. Além disso, ressaltou que a experiência em congressos desse porte é importante para a formação dos acadêmicos de toda a universidade.

(Nayra Ryanne Souza)

Postado em: 25/3/2015