Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Demandas de laboratórios de ensino e extensão da Ufac são tema de reunião

Demandas de laboratórios de ensino e extensão da Ufac são tema de reunião

por Ascom02 publicado 15/08/2014 17h36, última modificação 15/08/2014 17h36
Comissão faz levantamento detalhado de necessidades específicas

A Comissão formada para diagnosticar as necessidades dos 80 laboratórios de ensino e pesquisa hoje existentes na Universidade Federal do Acre (Ufac) reuniu-se na tarde de hoje para apresentar o resultado dos trabalhos já iniciados. O encontro foi na sala da pró-reitora de Graduação, Socorro Neri, que conduziu a reunião.

Além da avaliação das atividades que vêm sendo desenvolvidas pelos membros que integram a comissão instituída em junho deste ano, a reunião marcou o prazo final para a entrega das planilhas de demandas para aquisição de materiais laboratoriais - entre equipamentos, material de consumo e material permanente - para cada um dos Centros que compõem a Universidade. As solicitações entregues devem ser atendidas ainda este ano.

A reunião também serviu para expor as demandas anteriormente apresentadas e que já foram atendidas. Atualmente, dois blocos de laboratório - Pesquisa em biologia e Química e biodiesel - encontram-se em reforma. Ao todo, a Ufac investiu mais de R$ 7,2 milhões na compra de equipamentos, recuperação de laboratórios e na construção de novos espaços para o desenvolvimento da pesquisa e extensão nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. “Estamos seguindo a orientação do reitor Minoru que estabeleceu como umas das prioridades o levantamento e acompanhamento das necessidades específicas dos já existentes, mas também novos laboratórios. O objetivo é garantir o desenvolvimento da pesquisa universitária nos cursos de graduação e pós-graduação da nossa universidade”, disse a pró-reitora.

As planilhas entregues pelos Centros foram encaminhadas para a Coordenadoria de Apoio à Gestão Acadêmica que, dentre outras funções, terá como papel estabelecer a ponte entre os Centros Acadêmicos e a Gestão. Caberá a ela, por exemplo, visitas ‘in loco’; o arquivo e registro de demandas; e o acompanhamento das aquisições de materiais, função hoje compartilhada com a Comissão de laboratórios.

Além da pró-reitora Socorro Neri, participaram da reunião o pró-reitor de Administração, Thiago dos Santos, coordenadores e membros dos seis Centros Acadêmicos do campus sede e a Diretoria de Material e Patrimônio.

Confira os laboratórios em reforma

CCBN/Herpetologia - pesquisa e ensino

CCBN/Ictiologia - pesquisa

CCBN/Limnologia - pesquisa e ensino